Incerteza da economia cai 4,2 pontos em agosto e tem menor nível em 4 meses
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) caiu 4,2 pontos em agosto, a 116,6 pontos no mês. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgados nesta quarta-feira (31).
O indicador atingiu o menor nível desde abril deste ano, quando mediu 114,9 pontos. Os dois componentes da incerteza na economia caminharam no mesmo sentido no mês.
O componente de mídia caiu 2,6 pontos, para 115,1 pontos, contribuindo de forma negativa com 2,3 pontos para o índice agregado.
Enquanto o componente de expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, recuou 9,3 pontos, para 115,4 pontos, contribuindo negativamente com 1,9 ponto para a evolução na margem do indicador da economia.
A redução da pressão inflacionária, após a queda de preços de combustíveis e energia e o dinamismo do mercado de trabalho foram os principais fatores que influenciaram no resultado, explica Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.
“Apesar da queda, o indicador continua em patamar historicamente elevado”, afirma.
A economista explica também que uma redução mais expressiva do indicador da economia dependerá principalmente da conjuntura econômica nos próximos meses, “da perspectiva de sustentação da atual fase de crescimento, mas também do quadro político após as eleições“.
Fonte: Money Times
Publicado em: Variedades