Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

5 de agosto de 2022

Fim de semana será de pancadas de chuva e temperaturas elevadas. Veja a previsão do tempo

Compartilhe

O primeiro fim de semana de agosto contará com pancadas de chuva em boa parte do Brasil. De acordo com a Climatempo, o sábado (6) e o domingo (7) terão registros de chuvas até em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste. No Norte, os próximos dias serão de atenção para o risco de descargas elétricas. Mesmo com a presença de água pelo país afora, a expectativa é de temperaturas elevadas.

 

Fim de semana com pancadas de chuva e temperaturas elevadas
Veja, abaixo, as condições climáticas para o fim de semana.

Sábado (6)

Sul
No oeste e na faixa norte do Rio Grande do Sul, assim como em Santa Catarina e na maior parte do Paraná, há condições para pancadas de chuva, podendo ser de moderada a forte intensidade e vir com descargas atmosféricas, ganhando mais força a partir da tarde, especialmente no sudoeste paranaense. No entanto, no Rio Grande do Sul o tempo fica estável e frio, com chance de geada na região de Bagé.

Sudeste
A chuva se concentra do litoral sul paulista até o litoral fluminense, com chances de chuviscos também na Região Metropolitana de São Paulo. No Espírito Santo, apesar da presença de nuvens, o sol intercala momentos de abertura. Nas demais áreas, o tempo firme e seco são destaques. As temperaturas são elevadas e no período da tarde os índices de umidade ficam abaixo de 30%.

Centro-Oeste
Há um aumento da nebulosidade entre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul e o extremo sul de Mato Grosso, mas a chuva só deve ocorrer durante a madrugada. A manhã será com riscos até para alguns temporais isolados no sul e sudoeste do estado Mato Grosso do Sul. Entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, o tempo não muda e a umidade do ar ainda fica prejudicada.

Nordeste
Tempo firme e seco em grande parte da região devido a atuação de uma massa seca. A chuva permanece concentrada na faixa litorânea, com os maiores acumulados na faixa leste do Rio Grande do Norte e Paraná. As temperaturas são elevadas. Entre Alagoas e Sergipe, mais nuvens que chuva em si.

Norte
Chove em quase toda a região, exceto no sul e centro do Tocantins. As chuvas são acompanhadas de trovoadas e os volumes são expressivos. As temperaturas são elevadas e tempo abafado é destaque.

Domingo (7)

Sul
O tempo fica firme no centro-sul gaúcho, apenas com variação de nuvens. Nas demais áreas da região, há condições para pancadas de chuva. O tempo fica mais fechado e risco de temporais desde Curitiba (PR) até Florianópolis (SC), com acumulados altos a qualquer momento do dia.

Sudeste
Há indicativo de mudança no tempo na capital paulista, no sul e também no leste paulista, com aumento de áreas de instabilidade e retorno da chuva. Nas demais áreas da região, o tempo fica firme, sem chuva, com umidade do ar e breve aumento no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Centro-Oeste
Uma baixa pressão atmosférica e um corredor de umidade mudam o tempo sobre a região. Há expectativa de chuva a qualquer hora do dia em boa parte de Mato Grosso do Sul e no meio oeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo firme predomina e a umidade ainda fica baixa no Distrito Federal e em Goiás.

Nordeste
No interior do Ceará, do Maranhão, do Piauí, da Bahia e de Pernambuco, o tempo fica aberto e não chove. Chuva a qualquer hora do dia entre Alagoas e Rio Grande do Norte. Há ainda chuvas rápidas no litoral da Bahia e do Ceará.

Norte
Pancadas de chuva com descargas elétricas na maior parte da região. No sudeste do Pará e do Tocantins, o tempo fica estável. As temperaturas ficam elevadas no período da tarde.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: