Encontro vai debater inovação e pensamento crítico na Educação
Trabalhar o pensamento crítico aliado à educação tecnológica e à inovação, como possibilidade de imaginar futuros possíveis, é um dos grandes desafios da educação hoje. O tema vai nortear o Seminário Internacional SESI de Educação: Pensamento Crítico e Inovação, parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) com o Canal Futura, que reunirá educadores, especialistas e gestores para debater e compartilhar boas práticas, no próximo dia 4 de agosto, a partir das 14h, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O evento faz parte do Festival Internacional SESI de Robótica 2022 e é aberto ao público, com inscrições gratuitas.
As inscrições podem ser feitas no site do Festival. Serão três painéis, com debates e apresentação de cases nacionais e internacionais, num encontro que trará diversidade de perspectivas sobre o tema. [Veja abaixo programação completa]
Abrindo a programação, a mesa-redonda “Quais são os caminhos necessários para uma educação que estimule o pensamento crítico, científico e a inovação?” vai reunir a professora e criadora da primeira escola afro-brasileira do país, Bárbara Carine Soares Pinheiro; a pesquisadora Cassia Fernandez, da Universidade de Columbia, que atua em projetos de formação de professores de ciências e tecnologia; e a professora Giovanna Machado, diretora do Cetene e fundadora do Programa Futuras Cientistas, que aproxima meninas e professoras de escolas públicas nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Mediador da primeira mesa, o Gerente Executivo de Educação do SESI, Wisley João Pereira, destaca que, considerando a complexidade da sociedade atual e o impacto da pandemia na aprendizagem, é fundamental analisar a qualidade da educação básica a partir de diferentes perspectivas.
Fonte: FIEP
Publicado em: Variedades