Previsão de temporais severos no Sul e em Mato Grosso do Sul
No ano de 2022, o Inverno começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, quando acontece o equinócio da primavera.
Nebulosidade sobre o Brasil
Áreas de instabilidade que cresceram sobre o Paraguai e sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas com potencial para temporais. No decorrer desta sexta-feira, uma frente fria que avança da Argentina vai reforçar e aumentar estas áreas de instabilidade fazendo com que as nuvens carregadas avancem também sobre parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Outras nuvens carregadas crescem no Norte do Brasil, onde há concentração de ar úmido e quente.
Nuvens de chuva forte voltam a se formar no leste do Nordeste, entre Alagoas e Pernambuco.
Previsão do tempo para 17/06/2022 – sexta-feira
A última sexta-feira do outono de 2022 é com alerta para tempestades no Sul do Brasil. Apenas o sudoeste gaúcho fica sem chuva. Na maioria das áreas da Região chove várias vezes durante o dia. As pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde no Vale do Itajaí, no leste e norte do Paraná A chuva mais volumosa é prevista para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul, centro e oeste de Santa Catarina, e no oeste e sul do Paraná.
O dia é de alerta para temporais com granizo no oeste e sul de Mato Grosso e no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Mas também tem previsão de chuva forte para as outras regiões de Mato Grosso do Sul e para o oeste e sul de São Paulo. Pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios podem ocorrer na noite desta sexta-feira no centro-leste e noroeste de São Paulo.
As demais áreas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a maioria das áreas do interior do Nordeste, o Tocantins, quase todo o Pará, o leste do Amazonas passam esta sexta-feira com muito sol e calor à tarde. Mas em várias áreas do Tocantins, de Goiás e do Distrito Federal, de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Piauí o alerta é para o ar muito seco.
No Nordeste, volta a chover na faixa litorânea entre o Maranhão e o Ceará, no litoral, zona da mata e agreste desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco. O dia fica chuvoso no leste de Alagoas. Chove com frequência em Sergipe, no nordeste e leste da Bahia.
No Norte do Brasil, as pancadas de chuva ocorrem com períodos de sol no litoral e extremo noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima, no Amazonas (exceto no leste do estado), no Acre e em Rondônia.
Alertas meteorológicos para 17/06/2022 – sexta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Boa Vista, Macapá, João Pessoa, Recife, Maceió.
Alerta especial: perigo de temporal, com granizo e chuva volumosa, com maior potencial para transtornos para a população, no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Paraná, no oeste, centro, norte e sul de Santa Catarina, no norte e nordeste do Rio Grande do Sul (inclui Grande Porto Alegre).
Alerta para temporais no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul (ainda na madrugada), no centro e norte do Paraná, no norte e leste de Mato Grosso do Sul, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, no oeste de São Paulo, no litoral de Alagoas e no litoral sul de Pernambuco, no centro e norte de Roraima.
Atenção para períodos com chuva moderada no interior de Alagoas, no litoral central e norte de Pernambuco, no agreste e zona da mata de Pernambuco e da Paraíba.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes fortes no leste/nordeste de Santa Catarina, no leste do Paraná, no centro, sul leste e noroeste de São Paulo, no sul de Mato Grosso, no centro-oeste de Rondônia, no Acre, extremo sul e oeste do Amazonas, no sul de Roraima, noroeste do Pará, centro e norte do Amapá.
Alerta para o muito ar seco com níveis de umidade entre 12% e 21% no oeste da Bahia, leste e sudeste do Tocantins, leste e nordeste de Goiás, no Distrito Federal, no oeste de Minas Gerais e no extremo norte de São Paulo.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no Tocantins (exceto leste/sudeste), no centro, sul e oeste de Goiás, no centro, norte e leste de São Paulo, em Minas Gerais (exceto oeste e região dos Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha), na divisa do Rio De Janeiro com Minas Gerais.
Fonte: ClimaTempo
Publicado em: Variedades