Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

2 de março de 2022

Inmet emite alerta para tempestade nos três estados do Sul do Brasil

Compartilhe

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas em áreas do Sul do Brasil. O norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm alerta laranja para tempestade válido até as 10h de amanhã.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, destaca o alerta publicado na página oficial do Inmet. Segundo o modelo Cosmo a tendência é que as áreas de instabilidade continuem atuando sobre a área nos próximos dias.

De acordo com a Climatempo, além do Sul do Brasil a passagem de uma frente fria também estimulou a formação de nuvens carregadas em outras áreas do país, como em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. “As áreas de instabilidade nestes estados ainda estão mais ativas”, afirma.

A consultoria acrescenta ainda que áreas de instabilidade crescem sobre o Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade. A atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis ajuda a formar as áreas de instabilidade. No Centro-Norte do Brasil o modelo Cosmo prevê os volumes mais expressivos para o Tocantins nas próximas 24 horas, com acumulado entre 20mm e 40mm em todas as áreas do estado. O modelo também indica condição de chuva para o norte de Goiás e áreas do Maranhão, com precipitação entre de até 30mm.

Previsão estendida para todo Brasil

A atualização do modelo de previsão estendida para todo Brasil, divulgada na manhã desta quarta pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê chuvas entre 35mm e 50mm nos três estados da região Sul e chuvas mais intensas no norte do Brasil nos próximos sete dias.

No período entre 10 e 18 de março, o modelo norte-americano mostra o retorno das chuvas para as demais áreas do país, além de manter a condição de umidade para os três estados da região Sul. Em todas as áreas o modelo mostra acumulados entre 50mm e 60mm no período.

Fonte: Notícias Agrícolas

Publicado em: ,