NEWE Seguros colhe frutos da aposta em pessoas, tecnologia e diversificação
A NEWE Seguros continua colhendo os frutos dos investimentos e da modernização da sua gestão. As vendas chegaram a R$ 147,5 milhões no primeiro trimestre de 2021, 234% maior do que o mesmo período do ano passado. “Mesmo com a pandemia iniciada em 2020, o que nos impõe muitas dificuldades, como o isolamento social, por exemplo, estamos nos esforçando para fazer rodar a engrenagem que desenhamos para sermos a melhor opção para corretores e clientes. O engajamento que temos obtido dos nossos parceiros é o que nos permite colher tais resultados”, comemora Rodrigo Motroni, vice-presidente da NEWE Seguros.
A diversificação de atuação da NEWE, não só no ramo agrícola, tem impulsionado o crescimento no número de apólices emitidas, o que deve se manter ao longo de 2021. No Agro, além da safra de verão 2020/2021, que já rende frutos, será lançado, ainda neste ano, o seguro para as culturas de uva, maça, tomate, entre outros. “Somado a isso, temos ótima expectativa com relação aos resultados das importantes parcerias que estão em curso com corretores, cooperativas e revendas do Centro-Oeste e na nova fronteira agrícola da região MATOPIBA” afirma Motroni.
No seguro de linhas financeiros, a NEWE atua no ramo Garantia, desde julho do ano passado, e Fiança Locatícia, voltado ao mercado de pequenas e médias empresas, desde março deste ano. A novidade para o segundo semestre é o lançamento do Seguro Fiança Locatícia para pessoa física e a nova plataforma digital que irá facilitar a contratação dessa e das demais coberturas oferecidas pela companhia.
Se juntou à NEWE, ano passado, Átila Santos, como superintendente de Riscos Financeiros da seguradora. Ele traz em sua bagagem 18 anos de atuação nessa mesma área na Porto Seguro e veio para dar a largada na linha de produtos financeiros. Átila também prepara o terreno para, ainda no segundo semestre deste ano, ingressar em outros nichos, como o de seguro Cibernético, Responsabilidade Civil Profissional e Responsabilidade Civil de Executivos, mais conhecido como Director & Officers (D&O). “Criamos um grupo multidisciplinar para discutir novas soluções dentro das novas regulamentações da superintendência de seguros privados (SUSEP), o que traz mais liberdade para o desenvolvimento de produtos. Alguns deles, inclusive, já foram apresentados para o órgão regulador e especialistas nestes temas e tivemos excelente retorno, dado ao caráter inovador do que foi proposto, afirma Motroni.
Paralelamente, a NEWE trabalha a todo vapor no desenvolvimento do seguro Paramétrico que, depois de anos em discussão, começa a tomar forma com o apoio do Ministério da Agricultura. Neste mês de abril, anunciou parceria firmada para o desenvolvimento de índices paramétricos com o IMNET. Batizado de SIM, Serviço de Informação Meteorológica, esse novo sistema será integrado a outras bases de dados do governo e de companhias privadas, e será capaz de prever potenciais quebras de safra e analisar o desempenho pregresso de lavouras, com histórico de até 5 anos.
O seguro Paramétrico vem sendo discutido no Brasil há mais de 5 anos. O produto é baseado em índices estabelecidos, em contrato, entre seguradora e segurado, como, por exemplo, quantidade de chuva em determinado período, velocidade do vento, entre outros, que são riscos a que estão expostas as principais atividades agrícolas do país. Agora, com o apoio do governo, o paramétrico entrou numa fase de mostrar aos produtores como a tecnologia mudou a forma de se calcular o risco e o preço do seguro, possibilitando uma solução sob medida para cada tipo de cultura e de produtor.
Para manter a estrutura de produtos e de atendimento diferenciados aos clientes, a área de Recursos Humanos da seguradora está mais ativa do que nunca. Contratou, em plena pandemia, mais de 35 novos colaboradores, dobrando, praticamente, o número de funcionários da NEWE. Somente ao Agro, estão dedicados 40 profissionais, todos com nível superior, entre especialistas, mestres e doutores, além de peritos exclusivos, treinados pela seguradora. “Sabemos da importância de termos representantes da NEWE sempre próximos dos nossos clientes. Não poupamos esforços para formar um time preparado, capaz de interagir com os potenciais segurados e apresentar as proteções que construímos para que o patrimônio deles seja preservado, ”, comenta Motroni.
Com relação à motivação das equipes e a atração dos melhores talentos do mercado, a resposta está na implementação de uma política bem estruturada de cargos e salários, com incentivos de curto, medio e longo prazo, já implementada este ano, tendo como base o resultado de 2020. E como parte da modernização da gestão da companhia, juntaram-se ao quadro de acionistas da NEWE os seus principais executivos. A ideia, segundo Motroni, é que eles tenham, além do espírito, o olho de dono: “E isso nos trás um ganho que não é palpável, mas que fica bem claro quando conseguimos desenvolver produtos diferenciados e oferecer um tratamento especial a clientes e parceiros.
Fonte: Sonho Seguro
Publicado em: Agro&Negócios, NEWE Seguros