Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

17 de março de 2021

Previsão indica invernada em duas importantes regiões do país

Compartilhe

A quarta-feira trouxe muita chuva para o Sul do país, como o previsto. Mas a tendência é que no Rio Grande do Sul as instabilidades não devem se estender até quinta-feira. No Sudeste as chuvas também devem ficar mais restritas a São Paulo. E, no Centro-Oeste, a quinta promete a chegada de uma invernada.

SUL 

Como previsto, a quarta-feira será bastante chuvosa para toda a região Sul. Os maiores acumulados devem acontecer no oeste do Paraná, noroeste do Rio Grande do Sul e em toda Santa Catarina.

Na quinta-feira as chuvas persistem sobre todo o Paraná e Santa Catarina. Desta vez, os maiores acumulados ocorrem no nordeste paranaense. Já o Rio Grande do Sul pode ter chuvas na parte norte, de maneira manchada. O restante do estado terá mais um dia seco.

SUDESTE

As chuvas devem seguir nesta quarta-feira em todo estado de São Paulo. A tendência é de chuvas menos volumosas e manchadas. Já em Minas Gerais, há chance de chuvas no triângulo mineiro, mas serão rápidas e manchadas. Invernada

Na quinta-feira as chuvas ganham intensidade no sul e nordeste de São Paulo, com chance para temporais. O triângulo mineiro segue com chance de chuvas, mas elas serão pontuais, assim como no sul e nordeste do estado mineiro.

CENTRO-OESTE 

Na quarta-feira, chove em grande parte do Centro-Oeste. O dia será marcado por instabilidades e pancadas fortes de chuva em grande parte da região. A exceção ainda vai para o Distrito Federal e o leste de Goiás, que segue com tempo firme. Destaque para o volume de chuva elevado e com rajadas de vento de mais de 60km/h em áreas do centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande.

Na quinta-feira, volta a chuva mais generalizada e com acumulados mais expressivos, com riscos para transtornos no centro, norte e no sul de Mato Grosso, sul de Goiás e todo Mato Grosso do Sul. No leste de Goiás e Distrito Federal, no entanto, não há previsão de chuva e o dia fica firme. Em outras áreas do Centro-Oeste, as nuvens se tornam mais carregadas no final do dia e chove em forma de pancadas. Ressalta que o risco para invernada em Mato Grosso aumenta a partir de quinta, com tempo mais fechado e com baixas temperaturas no norte e noroeste de Mato Grosso.

NORDESTE

Nesta quarta-feira há algumas nuvens sobre o oeste da Bahia, mas se vier alguma chuva será leve e pontual. A tendência é um dia mais seco. No Piauí as instabilidades afetam toda a faixa leste do estado e todo o centro-norte. Já no Maranhão a tendência é de pancadas em todo o estado.

Na quinta-feira uma nova frente fria se organiza sobre o Nordeste e traz chuvas volumosas para todo o Piauí e o Maranhão. Há chance de temporais nestes estados. Já o oeste da Bahia também tem previsão de instabilidades, mas elas tendem a ficar mais restritas a parte norte da região e quase não chegam a Barreiras.

NORTE

Na quarta-feira, as pancadas de chuva ocorrem em toda a região Norte. As pancadas ocorrem ao longo do dia, só que com maior intensidade à tarde. Atenção aos volumes de chuva que serão mais elevados no nordeste e norte do Amazonas e no sul de Roraima. Entre Pará e Amapá, também terá chuva intensa no decorrer do dia, com acumulados elevados.

Na quinta-feira, o tempo ficará firme agora em grande parte de Roraima. Por outro lado, na maior parte da região Norte, a chuva continuará. Nesse dia, as chuvas começam a ficar mais volumosas em áreas maiores, ou seja, as chuvas mais pesadas e volumosas agora vão desde o Acre até o norte do Pará, passando pelo leste do Amapá, o centro norte de Tocantins, por todo o estado de Rondônia, o centro sul e leste do Amazonas e boa parte do Pará. Os municípios do Pará e do norte do Tocantins poderão acumular chuva de mais de 70mm. Entre Rondônia e o sul do Pará e do Amazonas, o tempo ficará bem fechado e com muita nebulosidade, o que deixará as temperaturas também bem baixas e se caracterizará como invernada. Por fim, somente numa pequena área no extremo sudeste do Tocantins, nas cidades mais próximas à Bahia, é que o tempo fica completamente firme e ensolarado.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: