Colheita de feijão 1ª safra está finalizada em algumas regiões do RS
A colheita de feijão 1ª safra já está concluída em algumas regiões do Rio Grande do Sul, segundo informações da Emater-RS. No escritório da Emater em Pelotas, a colheita foi concluída. É muito boa a procura por feijão desta
safra. A cultura se encontra em enchimento de grãos nos Campos de Cima da Serra, na regional de Caxias do Sul, onde cerca de 10 mil hectares são semeados na segunda quinzena de dezembro e nos primeiros dias de janeiro.
Na regional de Porto Alegre, a colheita chegou a 95% das lavouras. O rendimento médio é de 1.170 quilos por hectare, 10% menor que o previsto devido à estiagem. O preço nas feiras está em R$ 12/kg para o feijão preto e a R$
15/kg para feijão de cor.
Feijão 2ª safra
Na regional da Emater-RS de Ijuí, foi finalizada a implantação do feijão de segunda safra, com leve queda da área cultivada. Lavouras apresentam excelente desenvolvimento vegetativo, plantas com crescimento normal e baixa incidência de pragas e doenças.
Na de Frederico Westphalen, 70% das áreas de feijão segunda safra estão em estágio de desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 10% em enchimento de grãos. Produtores dão seguimento aos tratamentos fitossanitários e ao controle de pragas e invasoras.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, aproximadamente 30% das lavouras de feijão segunda safra encontram-se em desenvolvimento vegetativo, 30% em florescimento e 40% em fase de enchimento de grão.
Fonte: Radar Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios