Soja: Paraná voltará a ter chuvas, assim como o oeste da Bahia
As chuvas retornam para quase todo o país nestes próximos dois dias. No Sul, até o Paraná que vinha registrando tempo firme terá instabilidades. O oeste da Bahia é outra região que pode finalmente comemorar a chegada de chuvas mais volumosas.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
As chuvas previstas se confirmaram para a região Sul nesta terça-feira e elas vieram com mais intensidade do que o esperado. A previsão indica chuvas em quase todo o Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Já o norte gaúcho, centro-oeste catarinense e todo o Paraná seguem com tempo firme.
Na quarta-feira sim, as chuvas retornam para o Paraná e boa parte de Santa Catarina. Elas ainda afetam o norte do Rio Grande do Sul. Com isso, o tempo firme deve afetar somente o centro-sul gaúcho.
SUDESTE
As chuvas persistem no Sudeste nesta terça-feira, mas em São Paulo elas tendem a ser manchadas e localizadas no centro-oeste e norte do estado. Em Minas Gerais chove desde o norte até o sul do estado, entretanto os volumes não são grandes. Somente o Sul paulista tende a ter um dia mais seco.
Na quarta-feira as chuvas se espalham por São Paulo, mas tendem a ser manchadas e com baixos acumulados. Em Minas Gerais também chove em praticamente todas as áreas de soja, mas de maneira manchada e com baixos acumulados.
CENTRO-OESTE
Nesta terça-feira, há risco para pancadas de chuva com trovoadas especialmente durante a tarde, em Mato Grosso, norte e leste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. No centro e norte goiano e no Distrito Federal, a chuva é mais intensa e com volumes mais elevados, o que pode gerar transtornos pontuais, como alagamentos. No oeste, sul e centro de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, o tempo segue seco e quente.
Na quarta-feira, boa parte do Centro-Oeste segue com previsão para pancadas de chuva e trovoadas. Os maiores acumulados são esperados para o norte de Mato Grosso, boa parte de Goiás e Distrito Federal. Por outro lado, grande parte de Mato Grosso do Sul continua com tempo firme, e as chuvas que ocorrerem são isoladas e com baixo acumulado na divisa com outros estados.
NORDESTE
Nesta terça-feira o oeste da Bahia deve ter um dia mais seco, com chance de garoas muitos esparsas na divisa oeste. Já o Piauí enfrenta verdadeiros temporais desde o norte até a parte central, enquanto no sul as chuvas serão mais pontuais. O Maranhão terá chuvas leves e manchadas no norte, temporais no nordeste, chuvas no leste e temporais no sul do estado. Somente a parte centro-oeste tende a ter um dia mais seco.
Na quarta-feira as chuvas retornam com força para o oeste da Bahia, ou pelo menos boa parte dele. Somente as áreas mais distantes da divisa podem ficar com tempo seco. O Piauí segue enfrentando muitos temporais, desta vez todo o estado entra em alerta, principalmente na parte central onde os acumulados podem chegar a 100 mm. No Maranhão as chuvas se espalham por todo o estado e os maiores acumulados tendem a acontecer no sul.
NORTE
Nesta terça-feira, a área preferencial para chuva generalizada e volumosa se estende desde o Amapá até o Tocantins, passando pelo Pará. Em outras áreas, a chuva é mais localizada e passageira, em meio a uma tarde quente, por causa de instabilidades tropicais.
Na quarta-feira, segue o tempo instável na região Norte. A chuva é abrangente na maior parte da região, com destaque para o Amazonas e o Pará. Atenção também para ventos moderados entre Roraima, Amapá e o norte paraense. Mesmo com a condição para chuva, o tempo segue abafado em todos os estados.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios