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Manchetes do Mercado

25 de novembro de 2020

O que esperar de 2021 – Rodrigo Motroni, vice-presidente na NEWE Seguros

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A série “O que esperar de 2021”, visa trazer um pouco de luz sobre as incertezas do próximo ano. Nesta edição, Rodrigo Motroni, vice-presidente na NEWE Seguros, fala um pouco sobre suas expectativas. Leia abaixo:

Como descreve o ano de 2020?

O ano de 2020 para a NEWE Seguros está bem representado naquela conhecida citação, num discurso do presidente John Kennedy, a respeito do termo chinês para a palavra ‘crise’, cujo ideograma também contém um desenho que representa ´oportunidade’. Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, onde a incerteza foi a maior constante para todos nós, seja no mercado, seja na sociedade, aqui na empresa tivemos a oportunidade de aprender muito, inovar, nos reinventar, e, mais que sobreviver, conseguimos crescer – apesar dos desafios, e por causa deles. De um lado, esse crescimento se deve à nossa capacidade de responder rápido às reestruturações demandadas. Só para exemplificar, a empresa já possuía, na pré-pandemia, protocolos para trabalho home-office, então muitos funcionários estavam habilitados ao trabalho remoto e se adaptaram bem ao ‘novo normal’, enquanto outros receberam treinamento e apoio, incluindo equipamentos para trabalhar em casa, desde cadeiras adequadas a computadores. Isso vale  para os novos funcionários: nossa força de trabalho durante a pandemia cresceu quase 40% e essa percepção de que estávamos crescendo e contratando enquanto tantas outras empresas enfrentavam crises dá uma boa dimensão do quanto a oportunidade a qual me referi antes se encontrou, efetivamente, com nossa capacidade de nos adaptar. De outro lado, esse resultado também se deve a um dos nossos carros-chefes em seguros especializados, o seguro agrícola, diante da ótima performance do agronegócios em meio à crise econômica, mercado produtor que fez jus ao seu slogan: o agro não para. Não só não parou como desafiou a empresa a ampliar o uso de tecnologia para dar conta dos processos de trabalho durante a pandemia, como foi o caso do desenvolvimento, implementação e uso de protocolos como o de sensoriamento remoto, ‘faixa testemunha’ da lavoura que sofreu sinistro, a ser periciada posteriormente, entre outros.

Qual o impacto da pandemia na empresa?

De um lado, a questão do distanciamento foi bem sentida por todos nós. Inclusive a empresa ofereceu apoio psicológico para que os funcionários pudessem dar conta desse momento que impactou as vidas de todos, tanto vida profissional quanto pessoal. Por conta disso, todos nós tivemos que lidar com o impacto que nosso trabalho sofreu por esses ajustes, o barulho e demanda de atenção das crianças em casa, espaços e estruturas residenciais não ainda totalmente adaptadas para serem um escritório eficiente, etc.  Esse desafio acabou criando também um novo cenário positivo: ao precisarmos nos organizar em todos esses pontos de contatos digitais e remotos, acabamos por ampliar nossos fóruns de discussões e diálogo com funcionários, colaboradores, parceiros, clientes, o que nos fez criar novas formas de trabalhar que vieram pra ficar e acabaram até por nos aproximar mais, com mais encontros e conversas semanais, como é o caso, por exemplo, de nossos colaboradores que residem no interior.

Quais as áreas mais afetadas?

Como decorrência das restrições que a pandemia impôs a todos os setores do mercado, posso dizer que a área comercial foi a mais afetada. Em especial no impacto que isso gerou nas interações presenciais com o corretor e o segurado: o mercado do seguro rural, por exemplo, sempre dependeu muito do contato presencial, do olho no olho, visita às propriedades, a conversa direta com o produtor, práticas que não só são uma característica do jeito se relacionar do brasileiro e do latino americano em geral, mas também características do empresário do campo, do negócio rural. Isso ocorreu também em outras linhas de produto, as linhas financeiras, o seguro garantia, gerando desafios imediatos para a dinâmica comercial. De qualquer forma, como disse antes, conseguimos nos adaptar construindo novos canais e formatos de interação, em ambiente digital, de certa forma até mesmo ampliando a quantidade de pontos de contato que tínhamos e a periodicidade desse contato.

O que mudou na forma de se relacionar com o consumidor? De um exemplo prático.

Com certeza, a internet e as mídias sociais, e adoção de novas tecnologias e a digitalização de processos, foram mudança fundamentais e vieram pra ficar. Mesmo considerando o fato de que nosso maior contato é o com o corretor, a comunicação e relacionamento com todo os nossos públicos se ampliaram e se fortaleceram esse ano, incluindo aí segmentos de consumidores significativos com os quais não mantínhamos contato direto. Quando eu ia imaginar, por exemplo, que eu iria participar de uma live com a administradora de uma grande comunidade, organizada digitalmente num grupo de Facebook, de mulheres empreendedoras e produtoras do agronegócio no Brasil para conversar sobre seguro agrícola?

Quais as tendências da empresas e do setor para 2021?

Nossa perspectiva é de expansão, especialmente diante do ritmo em que o agronegócio segue produzindo e crescendo no Brasil, e considerando também a continuidade da política do governo de subvenção do prêmio do seguro agrícola. O agro é um dos mercados que se mantiveram, cresceram e saem fortalecidos desse ano e 2021 promete.  Outra tendência que já se impõe como realidade e imperativo para as empresas e o setor do seguros como um todo é a questão da transformação digital e o uso de tecnologias. Para a NEWE, esse cenário não tem volta, tanto no que diz respeito ao uso da internet e mídias sociais para construção de relacionamento e comunicação, quando a digitalização, automação e uso de inteligência artificial, e várias outras práticas inovadoras e disruptivas na estrutura e processos da empresa.  Vivemos uma grande transformação nos últimos 8 meses, e hoje já faz parte definitiva do nosso trabalho processos como o sensoriamente remoto, análises remotas de lavoura, análises de risco, entre outras. A mesma coisa para os produtos financeiros, seguro garantia, para os quais vemos também um grande potencial de crescimento esse ano, ainda que não tão de imediato, já que estão intimamente ligados à saúde financeira das empresas, e nesse ponto ainda precisamos observar quais serão os efeitos finais dessa pandemia, quais empresas irão de fato sobreviver, e viver nesse novo cenário.  Enfim, mesmo trabalhando com perspectivas diferentes dependendo de cada tipo de produto e negócio, temos uma visão muito positiva sobre o que nos reserva 2021.

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