Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

18 de junho de 2025

Especialistas discutem no RJ manejo de carbono do solo para produção sustentável de alimentos

Compartilhe

Entre os dias 25 e 27 de junho, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), será palco do Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Pesquisa de Carbono do Solo, que reunirá cerca de 400 pessoas de diversos setores. O evento visa debater práticas agrícolas sustentáveis que aumentem a qualidade do solo e contribuam para o combate às mudanças climáticas.

Agricultura sustentável e clima em pauta

Solos ricos em carbono são essenciais para a produção de alimentos, aumentam a resiliência dos sistemas agrícolas e reduzem a emissão de gases de efeito estufa por meio do sequestro de carbono. Nesse contexto, o simpósio discutirá soluções baseadas na ciência e no manejo inteligente da terra.

Durante os três dias de programação, especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais vão explorar metodologias de medição, monitoramento e verificação do carbono do solo, além de estratégias para impulsionar mercados de carbono e políticas públicas eficazes.

Abertura com referência global

A abertura do evento contará com uma palestra da renomada pesquisadora Deborah Bossio, cientista-chefe em Sistemas Alimentares e Ciência do Solo da organização global The Nature Conservancy (TNC). Ela irá abordar como o carbono do solo se conecta com o clima, a biodiversidade e a segurança alimentar.

Deborah também integra importantes iniciativas internacionais como o Comitê Técnico da Iniciativa 4 por 1000 e co-preside o Comitê Científico do Consórcio Internacional de Pesquisa do Carbono do Solo (Soil Carbon IRC).

Rede internacional de parceiros

O simpósio é organizado pela Embrapa, em parceria com instituições como:

  • CCARBON/USP

  • Universidade Federal de Goiás (UFG)

  • Associação Rede ILPF

  • INCT-ABC

  • Iniciativa 4 por 1000

  • Soil Carbon IRC

Conclusão

O evento representa um avanço significativo na construção de conhecimento sobre o papel do solo na sustentabilidade e reafirma o protagonismo do Brasil no debate internacional sobre agricultura de baixo carbono. Além disso, fortalece a conexão entre ciência, política e produção rural.

Fonte: Embrapa

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

solo produção sustentável alimentos seguro rural

Publicado em: