Conab realiza evento sobre logística de grãos
Nesta terça-feira (17), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove um seminário estratégico sobre logística e armazenagem no auditório da Superintendência Regional da instituição, no Maranhão. O evento reunirá cerca de 60 participantes, entre representantes de instituições públicas e privadas interessadas na infraestrutura logística do estado.
Abertura e primeiro painel: panorama logístico
A programação começa às 8h, com credenciamento e café de boas-vindas. A abertura oficial está marcada para as 9h, seguida do primeiro painel às 9h30, que trará um panorama da logística de grãos no Maranhão. Participam dessa mesa o superintendente de Logística, Thomé Guth; o superintendente de Armazenagem, Stelito Assis dos Reis; e o superintendente regional, Francisco José Cysne.
Transporte, infraestrutura e oportunidades
Logo após, às 10h, o segundo painel tratará das condições de transporte e infraestrutura, com foco no diagnóstico portuário e nas perspectivas para o setor. Em seguida, às 10h30, o jornalista Wagner Matos, da TV Mirante/Globo, apresentará as possibilidades para a criação de uma trading de produtores, ampliando as oportunidades de comercialização direta.
Estratégias da Conab e logística do arroz
A partir das 11h, a Conab abordará novas perspectivas para sua atuação, discutindo temas como a importância das unidades de armazenagem, estoques estratégicos e equilíbrio logístico. A logística do arroz também terá destaque, com análise sobre armazenagem e novas possibilidades de comercialização do grão.
Tarde técnica: diagnósticos, inteligência e infraestrutura
No período da tarde, o foco será o diagnóstico da rede armazenadora do Maranhão e da região do Matopiba. Os técnicos da Conab vão apresentar dados sobre capacidade de armazenamento e apontar onde há déficits e oportunidades de expansão.
Segurança e projetos estruturantes
Às 14h40, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) trará uma visão estratégica sobre ameaças e oportunidades no agronegócio. Depois, serão debatidos os impactos esperados do Porto de Alcântara (TPA) e da Estrada de Ferro Maranhão (EF-317) na cadeia produtiva local.
Encerramento com propostas concretas
Por fim, às 16h30, os participantes se reunirão em um debate participativo para construção de propostas e definição de encaminhamentos concretos. O encerramento está previsto para as 17h30, com a apresentação da síntese dos resultados e das ações recomendadas para o futuro da logística agrícola no Maranhão.
Fonte: Conab