Exportações de milho e soja pelo Arco Norte crescem mais de 50% com investimentos em infraestrutura multimodal
As exportações de milho e soja pelos portos da região Norte do Brasil mais que dobraram nos últimos anos. Segundo o Anuário Agrologístico 2025, da Conab, os embarques saltaram de 36,7 milhões de toneladas em 2020 para 57,6 milhões em 2024 — um crescimento de 57%.
O avanço é impulsionado por investimentos em infraestrutura multimodal, com destaque para a expansão do modal ferroviário e o maior uso das hidrovias na região amazônica. A proximidade com as novas fronteiras agrícolas, como o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), fortalece ainda mais o papel estratégico da região Norte no escoamento da produção.
Portos do Arco Norte ganham destaque
Entre os principais portos da região, Itaqui (MA) e Barcarena (PA) registraram crescimento de 80,3% e 70,3% nas exportações de milho e soja entre 2020 e 2024. Apenas Itaqui movimentou 20,22 milhões de toneladas em 2024, puxado pelo uso intensivo da malha ferroviária.
De acordo com a Conab, os portos do Arco Norte, junto a Santos (SP) e Paranaguá (PR), concentraram 81,2% das exportações de soja e milho em 2024. A região Norte respondeu por cerca de 38% desse volume.
Hidrovias ganham força e reduzem emissões
Além das ferrovias, as hidrovias brasileiras vêm ganhando espaço. Entre 2017 e 2025, o número de armazéns com acesso hidroviário cresceu 24%, com destaque para a Amazônia, que responde por dois terços do transporte fluvial nacional.
Com investimentos de R$ 4,8 bilhões previstos no Novo PAC, o governo busca expandir a navegabilidade e reduzir o impacto ambiental da logística. O transporte hidroviário emite até 95% menos CO₂ do que o modal rodoviário, reforçando sua importância para a descarbonização da matriz logística nacional.
Fonte: Conab