Por que o agro (especialmente a soja) puxou o crescimento da economia no início do ano
O setor agropecuário teve papel fundamental no crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados pelo IBGE. O crescimento da agropecuária foi de expressivos 12,2% em relação ao trimestre anterior.
Soja lidera alta do setor
Na comparação anual, o agro cresceu 10,2%, impulsionado pela colheita recorde de soja, com projeção de 168 milhões de toneladas para a safra 2024/25, segundo a Conab. Até o início de maio, 97,7% da colheita já havia sido concluída.
Outras culturas também contribuíram para o bom desempenho, como milho (+11,8%), arroz (+12,2%) e fumo (+25,2%). A produção de açúcar e café deve favorecer os próximos trimestres, com preços elevados no mercado global.
Peso real do agro na economia
Embora o IBGE considere que o agro representa 6,5% do PIB, incluindo apenas as atividades primárias, o setor atinge 23% quando se somam indústrias, comércios e serviços ligados à cadeia produtiva, conforme estimativa da CNA. Isso inclui segmentos como fertilizantes, máquinas agrícolas, transporte e armazenagem.
Expectativas para os próximos meses
Segundo especialistas, o forte desempenho do agro no 1º trimestre é sazonal, com maior concentração da produção entre janeiro e maio, especialmente da soja. Para o restante do ano, colheitas de café e cana-de-açúcar devem manter o ritmo, mesmo com desafios como os impactos climáticos.
A colheita de soja já foi finalizada em estados como Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins, com produtividade recorde, segundo a Conab.
Fonte: G1