Simpósio de pós-colheita em Mato Grosso do Sul debate qualidade na armazenagem de grãos
O armazenamento adequado de grãos é essencial para garantir a qualidade dos produtos agrícolas, a segurança alimentar e a rentabilidade do produtor. Com esse foco, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do VI Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul, que ocorre até o dia 30 de maio, reunindo profissionais para debater inovação, segurança e sustentabilidade na armazenagem.
Armazenagem como estratégia de mercado
Segundo Stelito dos Reis Neto, superintendente de Armazenagem da Conab, o armazenamento adequado protege os investimentos feitos na safra e permite ao agricultor escolher o melhor momento para vender sua produção. “A estocagem é ferramenta estratégica para o manejo da produção, sobretudo em cenários de excesso de oferta ou retração de demanda”, destacou durante o evento.
Desafio: aumentar a capacidade de estocagem
Apesar da estimativa de uma colheita de 332,9 milhões de toneladas na safra 2024/25, a capacidade estática nacional é de 210,1 milhões de toneladas — uma diferença de mais de 112 milhões. No entanto, esse número não representa um déficit real, já que o Brasil colhe mais de uma safra por ano. Ainda assim, o país precisa expandir sua infraestrutura para acompanhar o ritmo da produção.
Mato Grosso do Sul: referência em armazenagem
Com cerca de 14 milhões de toneladas de capacidade, o Mato Grosso do Sul ocupa a 6ª posição nacional em armazenagem. Mais de 40% dessa capacidade é oferecida por prestadores de serviço, o que representa uma vantagem para os produtores independentes da região.
Fonte: Conab