Primeira onda de frio de verdade está chegando! E vem muito forte
O fim de maio marcará a chegada da primeira onda de frio intenso de 2025. Segundo previsão da Climatempo, essa massa de ar polar deve estar entre as mais fortes do ano, atingindo praticamente todas as regiões do Brasil.
Frio intenso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
As temperaturas devem cair abaixo de 0 °C em áreas dos três estados do Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, os termômetros podem marcar menos de 10 °C, inclusive em capitais como São Paulo e Campo Grande.
O ar polar avança com força pelo interior do país, provocando queda de temperatura também no Norte, especialmente em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Quando o frio começa
A previsão indica que o ar frio chega ao Sul na quarta-feira (28), com redução significativa das temperaturas máximas. Já na quinta-feira (29), o frio se espalha por São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso e partes de Rondônia, Acre e Amazonas.
A sexta-feira (30) deve ser o dia mais gelado da onda de frio, com temperaturas em declínio acentuado durante a madrugada em grande parte do Centro-Sul.
No sábado (31), a queda das máximas também será sentida na Grande Belo Horizonte, centro-norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, embora essas áreas sofram menos impacto.
Possíveis recordes de temperatura
A expectativa é de novos recordes de temperatura mínima do ano em diversas regiões. Até 26 de maio, o menor registro de 2025 foi –3,2 °C, em São Joaquim (SC). A previsão é de que os termômetros marquem entre –5 °C e –7 °C nas áreas mais elevadas de Santa Catarina nos dias 30 e 31.
Outros destaques de temperatura mínima:
-
Sul de MS e divisa de SP com PR: próximo de 0 °C
-
Norte de SP, Triângulo Mineiro e extremo sul de GO: entre 5 °C e 10 °C
-
Sul de MG: entre 3 °C e 10 °C
-
Sul de MT: de 10 °C a 14 °C
-
Extremo sul de RO: próximo de 10 °C
Capitais devem bater recordes
As menores temperaturas previstas nas capitais são:
-
Porto Alegre: 7 °C a 9 °C
-
Florianópolis: 9 °C a 11 °C
-
Curitiba: 2 °C a 4 °C
-
São Paulo: 8 °C a 10 °C
-
Campo Grande: 4 °C a 6 °C
-
Cuiabá: 11 °C a 13 °C
Recordes também são esperados em Porto Velho e Rio Branco.
Neve no Sul: há possibilidade real
Pela primeira vez em 2025, há condição atmosférica considerada ideal para neve no Sul do país. A combinação de ar polar úmido e frio intenso pode provocar precipitações invernais entre o fim da tarde de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta (29).
As regiões com maior chance de neve são:
-
Regiões serranas do RS e SC, incluindo cidades como Gramado, Canela e Caxias do Sul
-
Planalto sul catarinense e extremo norte do RS: possibilidade de chuva congelada
-
Sul do Paraná: maior chance de chuva congelada do que neve
Geadas devem atingir áreas agrícolas
Após o frio úmido, o avanço de ar seco intensificará o risco de geadas. A geada branca poderá ocorrer em áreas extensas do Sul, com risco moderado a forte para a agricultura.
Há risco de geada também:
-
No sul de Mato Grosso do Sul, principalmente em baixadas
-
No norte de São Paulo, próximo da divisa com o Paraná
-
No sul de Minas Gerais e pontos elevados da Serra da Mantiqueira
A princípio, sem danos significativos para a agricultura nessas áreas.
Segunda frente fria já é esperada para junho
Uma nova massa de ar polar deve chegar no início de junho. Entre a saída da primeira onda e a entrada dessa segunda frente, o tempo não deve aquecer o suficiente para amenizar o frio.
Com isso, o frio permanecerá firme em boa parte do Brasil até pelo menos o dia 3 de junho, mantendo baixas temperaturas em todo o Centro-Sul do país.
Fonte: Canal Rural