Movimentação de contêineres bate novo recorde em Santos
A movimentação de contêineres no Porto de Santos cresceu em abril, batendo recorde pelo quarto mês consecutivo em 2025. Foram movimentados 459,7 mil TEU, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o movimento atingiu 1,8 milhão de TEU, representando um avanço de 5,6% comparado aos primeiros quatro meses de 2024.
Desempenho do Porto de Santos
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, os números refletem o protagonismo do porto no mercado, e destacam a necessidade de ações de planejamento para ampliar a capacidade. Entre as medidas estão o leilão do terminal Tecon 10, o aprofundamento do canal de navegação e a construção do túnel Santos-Guarujá.
Destaques por produtos
No total de cargas do mês, houve aumento de 0,7%, totalizando 14,8 milhões de toneladas, com destaque para o complexo soja – grãos e farelo – que chegou a 5,9 milhões de toneladas, um crescimento de 1,3% em relação a abril do ano passado. A celulose também se destacou, com 874 mil toneladas (+3,9%), assim como os combustíveis, onde óleo diesel e gasóleo registraram 196,7 mil toneladas, um avanço expressivo de 49,4%.
Movimentação de cargas e embarques
O Porto de Santos teve um crescimento de 4,3% nos desembarques, saltando de 3,4 milhões de toneladas em abril de 2024 para 3,6 milhões este ano. Em abril, o total de embarques apresentou uma leve queda de 0,4%, com 11,1 milhões de toneladas, e o acumulado de 2025 chegou a 40,9 milhões de toneladas – uma redução de 3,6%. Já os desembarques aumentaram 1,1% em comparação ao período de janeiro a abril do ano passado, totalizando 14,8 milhões de toneladas.
Participação e parceiros comerciais
A participação acumulada de Santos na corrente comercial brasileira passou de 29,1% para 29,6%. A China permanece como o principal parceiro comercial, representando 28,7% das transações, enquanto o Estado de São Paulo é a principal origem das operações, com 51,1%.
Crescimento no Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí (SC), administrado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), também registrou aumento na movimentação: mais de 1,1 milhão de toneladas de mercadorias passaram pelo equipamento, um crescimento de 5,3% em relação a abril de 2024.
Fonte: Safras & Mercado