Previsão do tempo no Brasil na segunda quinzena de maio de 2025
A segunda metade de maio de 2025 será marcada por fortes chuvas em parte do país e tempo seco em outras regiões. A previsão é de instabilidades na costa leste do Nordeste, no Sul e no extremo norte, enquanto o interior do Brasil segue sob influência de uma massa de ar seco.
Sul: chuvas frequentes e queda de temperatura no fim do mês
Após a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, novas áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva nos três estados da região. O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde o volume de precipitação será mais expressivo. A partir de 27 de maio, uma nova frente fria pode trazer ar polar e causar queda acentuada de temperatura, com risco de geada nas áreas serranas e na fronteira com o Uruguai.
Sudeste: tempo seco predomina, com exceções no litoral
A massa de ar seco continua predominando, especialmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Chuvas pontuais devem atingir o litoral de SP, RJ e ES entre os dias 20 e 29, com o avanço de duas frentes frias. A segunda frente, ao fim do mês, deve provocar leve queda nas temperaturas.
Centro-Oeste: seca persiste, com exceções no norte de MT
O ar seco mantém o tempo estável em quase toda a região. Algumas chuvas isoladas podem ocorrer no norte de Mato Grosso e nas divisas com Paraguai e Bolívia no fim do mês. A passagem de ar polar pode causar frio em MS e parte de MT e GO.
Nordeste: chuvas no litoral, calor no interior
As chuvas devem continuar concentradas na costa, com destaque para a faixa entre o Maranhão e o RN. No interior, o tempo segue seco e quente, com temperaturas superiores a 35°C. Uma frente fria pode alcançar o litoral da Bahia no fim do mês.
Norte: umidade se concentra no norte da região
A ZCIT mantém as chuvas no norte do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Já Tocantins, Rondônia e Acre terão redução das precipitações. No fim do mês, uma frente fria pode provocar friagem no sul da região.
Fonte: ClimaTempo