Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avança 1,3% em março e 20,4% no trimestre
O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou avanço de 1,3% em março na comparação com fevereiro, em termos nominais. O resultado reflete principalmente os aumentos nos grupos IPPA-Grãos (3,6%) e IPPA-Hortifrutícolas (3,8%), segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Queda em pecuária e cana-café
Apesar do avanço geral, houve recuo nos índices da pecuária (-0,3%) e do grupo cana-café (-1,6%). Esses desempenhos amenizaram o impacto positivo dos grãos e hortifrutícolas no índice geral.
Agropecuária supera indústria em março
Enquanto os preços agropecuários subiram, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, medido pela FGV, caiu 1,6% no mês. Isso indica um fortalecimento relativo do setor agropecuário frente à indústria brasileira no período.
Alimentos no mercado internacional recuam
No cenário internacional, os preços dos alimentos convertidos em Reais caíram 3,4% em março. A retração foi influenciada pela desvalorização do dólar (-0,3%) e pela queda de 3% nas cotações internacionais dos alimentos.
Trimestre tem alta expressiva de 20,4% no IPPA
Na comparação entre o primeiro trimestre de 2025 e o mesmo período de 2024, o IPPA acumulou alta de 20,4%. O destaque ficou com o grupo IPPA-Cana-Café, que subiu 36,7%, seguido pela pecuária (26,7%) e grãos (12,4%). O único recuo foi registrado no grupo hortifrutícola (-10%).
Já o IPA-OG-DI teve aumento de 7,1% no trimestre, enquanto os preços internacionais dos alimentos em Reais saltaram 22,8%, impulsionados por uma valorização de 18% do dólar e um aumento de 4% nas cotações externas.
Fonte: CEPEA