Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

24 de abril de 2025

Mapa destaca trabalho para ampliação de mercados e oportunidades para o Brasil no cenário internacional

Compartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoveu, nesta terça-feira (22), um encontro com jornalistas na sede do órgão, com o objetivo de apresentar o panorama internacional do agronegócio brasileiro e detalhar suas estratégias de promoção comercial de produtos do setor.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, que destacou o esforço do governo em ampliar o acesso dos produtos agropecuários brasileiros aos mercados globais.

Avanços em aberturas e ampliações de mercados

Segundo Luis Rua, desde o início da gestão do ministro Carlos Fávaro, foram realizadas mais de 100 ampliações e 349 novas aberturas de mercados. Ele ressaltou que as ampliações têm impacto tão relevante quanto as novas habilitações.

Entre os avanços mais significativos estão as novas autorizações de frigoríficos para exportar à China e a entrada em novos mercados como Filipinas, Chile, Cuba e Singapura. Como resultado, as Filipinas se tornaram o principal destino da carne suína brasileira. Além disso, houve reduções tarifárias importantes, como no caso do suco de laranja exportado para a Coreia do Sul.

Pool de Tradings e ConectAgro fortalecem presença global

Durante o encontro, foi apresentada a iniciativa Pool de Tradings, que visa diversificar produtos exportados e ampliar as oportunidades comerciais. O Mapa atua como facilitador, conectando governo, produtores e tradings em prol do aumento das exportações.

Outra ferramenta em destaque foi a plataforma ConectAgro, que oferece dados atualizados sobre tarifas, comércio bilateral, feiras e eventos internacionais. O objetivo é fortalecer o fluxo de informações entre produtores e o mercado global.

AgroInsight apoia decisões estratégicas

A nova ferramenta AgroInsight produz 76 relatórios mensais com análises detalhadas sobre oportunidades para produtos de origem animal e vegetal. Os dados são gerados com base no trabalho de 40 adidos agrícolas do Mapa espalhados pelo mundo e em breve estarão reunidos em um banco de dados público.

Esses relatórios fornecem insights valiosos para exportadores brasileiros, ajudando a identificar novos mercados e orientar decisões estratégicas.

Passaporte Agro e Caravanas Exportadoras

Luis Rua também apresentou o Passaporte Agro, que reúne informações fundamentais para produtores que desejam exportar, como exigências sanitárias, tarifas, procedimentos e contatos de importadores. Já as Caravanas do Agro Exportador visam interiorizar o conhecimento sobre exportações no país. Em 2024, já foram realizadas sete edições e outras 21 estão previstas.

Essas ações têm o objetivo de expandir a cultura exportadora, oferecendo capacitação técnica e informações sobre logística e estratégias financeiras.

Mais de 90 missões internacionais

Desde o início da atual gestão, o Mapa participou de mais de 90 missões internacionais, com presença em feiras, eventos e reuniões estratégicas. Essas ações ajudam a consolidar o Brasil como um player competitivo no comércio global de alimentos.

Integração com outras instituições

As iniciativas do Mapa se somam a esforços de outras instituições, como a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o objetivo comum de fortalecer a presença do agronegócio brasileiro no cenário internacional.

O evento também contou com a participação de lideranças da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, incluindo o secretário adjunto Marcel Moreira, a diretora Ana Lúcia Gomes, a diretora Ângela Peres e a coordenadora Carolina de Sá.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

mercados oportunidades seguro rural

Publicado em: