Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

10 de abril de 2025

Mapa e Fazenda fazem projeções para o novo Plano Safra

Compartilhe

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se novamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (9), para avançar na formulação do Plano Safra 2025/2026. Entre os temas discutidos estão o aumento do funding, a manutenção de juros atrativos para o crédito rural, a modernização do Seguro Rural e o lançamento do Eco Invest, voltado para a recuperação de pastagens degradadas.

Pronamp terá foco no abastecimento alimentar

Segundo Fávaro, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) receberá atenção especial no novo plano, com o objetivo de estimular o cultivo de alimentos como arroz, feijão e batata. A proposta é manter as taxas próximas aos atuais 8% ao ano, garantindo acesso ao crédito para produtores de médio porte.

“A ideia é que o Plano continue bastante atrativo para esse público, contribuindo diretamente para o abastecimento interno de alimentos”, explicou o ministro.

Crédito para exportadores e novas fontes de funding

Para os produtores voltados à exportação, o governo estuda a criação de linhas de crédito dolarizadas, que ofereçam juros mais baixos sem impactar o Tesouro Nacional. A proposta visa ampliar o funding sem descartar nenhuma alternativa neste momento.

Seguro Rural poderá ser modernizado

Com o avanço das mudanças climáticas, o governo também estuda atualizar o modelo atual do Seguro Rural. Uma das propostas mais discutidas é a adoção do seguro paramétrico, que utiliza parâmetros científicos e dados climáticos para definir os pagamentos. A ideia é torná-lo mais acessível e eficiente, adaptando o produto às novas realidades do campo.

Lançamento do Eco Invest e restauração de pastagens

Nos próximos dias, será lançado o Eco Invest Brasil, programa que visa atrair capital externo para financiar a conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas e sustentáveis. Os recursos terão juros competitivos e serão direcionados à recuperação de solos já antropizados, sem causar desmatamento.

De acordo com Fávaro, a expectativa é incorporar entre 1,5 milhão e 2 milhões de hectares por ano ao sistema produtivo, dobrando a área cultivável do Brasil com práticas sustentáveis.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

projeções plano safra seguro rural

Publicado em: