Frente fria e temporais: Centro-Sul do país deve ficar em alerta hoje
A frente fria prevista para o Sul do Brasil chega nesta quarta-feira (2) e deve se deslocar para o Sudeste e Centro-Oeste, provocando chuvas e instabilidades. Confira a previsão do tempo para cada região, segundo o ClimaTempo:
Sul
A formação da nova frente fria traz chuvas intensas ao Rio Grande do Sul, com precipitações desde a madrugada em cidades como Uruguaiana, Bagé e Pelotas. Durante o dia, a chuva avança para regiões centrais do estado, chegando com força à tarde em Porto Alegre. Em Santa Catarina e Paraná, o dia terá nebulosidade com chances de temporais entre a tarde e a noite. As temperaturas seguem elevadas, com máximas acima dos 30°C.
Sudeste
O clima segue quente e abafado em toda a região. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens em São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro. No período da tarde, há risco de pancadas de chuva com trovoadas e ventos fortes, especialmente nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. No Espírito Santo, predomina o sol, com chuvas rápidas e isoladas. No norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco.
Centro-Oeste
No norte e centro de Mato Grosso, o dia pode começar com chuvas leves, intensificando-se à tarde em toda a região. As capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) devem registrar pancadas de chuva com raios. Em Goiânia (GO) e no Distrito Federal, o dia será de sol, com possibilidade de chuvas rápidas. As temperaturas se mantêm elevadas, ultrapassando os 30°C.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca instabilidades no Maranhão, Piauí, litoral do Ceará e Rio Grande do Norte, com chuvas significativas em São Luís (MA) e Fortaleza (CE). Entre Natal (RN) e Salvador (BA), os ventos oceânicos causam chuvas rápidas e sem grande intensidade. No interior da Bahia, o tempo permanece seco e quente.
Norte
O Amazonas, Roraima e interior do Pará registram chuvas desde a manhã. À tarde, as instabilidades se espalham, podendo causar chuvas fortes em Manaus (AM), Belém (PA) e Palmas (TO). O clima segue abafado, com máximas de até 32°C.
Fonte: Canal Rural