Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

2 de dezembro de 2024

Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas encerra com resultados positivos e novas estratégias para o comércio internacional

Compartilhe

O Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, realizado em Brasília, encerrou-se nesta sexta-feira (29) após uma semana de atividades intensas voltadas ao fortalecimento do agronegócio brasileiro no cenário global. O evento, organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a ApexBrasil e o Ministério das Relações Exteriores, reuniu 40 adidos agrícolas, representantes da ApexBrasil e entidades do setor produtivo.

Destaques das Atividades

No último dia, a programação iniciou com a dinâmica “World Café”, liderada por Augusto Billi, que promoveu discussões sobre oportunidades no comércio internacional. Em seguida, um painel estratégico, conduzido por Marcel Moreira, destacou iniciativas para melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado externo.

Durante a tarde, o painel “Adidos em Final de Missão” trouxe contribuições valiosas de representantes em mercados como Austrália e França. Já Flávia Fonseca e Juliana Vasconcelos apresentaram o PAM Agro, programa voltado à internacionalização do agronegócio, com destaque para iniciativas em crédito de carbono.

Comunicação Estratégica

A comunicação foi um tema central no encerramento, com Carla Madeira, chefe da Assessoria Especial de Comunicação do Mapa, reforçando a importância de estratégias integradas para posicionar o Brasil como líder no setor. Exemplos de campanhas bem-sucedidas demonstraram como a comunicação pode potencializar os resultados do agro brasileiro no exterior.

Resultados e Perspectivas

Com mais de 500 reuniões estratégicas realizadas ao longo da semana, o evento alinhou demandas do setor produtivo com as diretrizes governamentais. Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, destacou o papel essencial dos adidos agrícolas, responsáveis por 70% das 282 aberturas de mercado na atual gestão.

Segundo Rua, “essas parcerias fortalecem o Brasil no comércio internacional, gerando emprego e renda”. O evento consolidou-se como um marco estratégico para o agro brasileiro, mirando novos avanços em 2025.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

estratégias comercial seguro rural

Publicado em: