Crescimento da agroindústria abre portas para energia solar
A área ocupada pela agropecuária no Brasil cresceu mais de 50% desde 1985, avançando mais de 95 milhões de hectares, de acordo com dados do MapBiomas. O cultivo agrícola aumentou de 19,1 milhões para 61 milhões de hectares, demonstrando o imenso potencial do setor. Dentro desse contexto, a energia solar tem se mostrado uma solução promissora, especialmente em atividades como produção de laticínios, indústria de carnes, processamento de grãos e sistemas de irrigação.
“Uma localização estratégica para captar luz solar pode gerar economia de até 95%, além de tornar a propriedade mais eficiente e menos suscetível a falta de energia, mesmo com aumento da demanda”, destaca Rodrigo Bourscheidt, CEO da Energy+. Ele ressalta ainda que a instalação de sistemas solares valoriza as propriedades, atraindo investidores.
Energia Solar no Campo
Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostram que o Brasil já conta com mais de 250 mil propriedades rurais equipadas com sistemas fotovoltaicos em todo o território nacional. Atualmente, o segmento rural representa mais de 4,5 GW de potência instalada, ficando atrás apenas de imóveis residenciais e comerciais, que somam 15,9 GW e 9,3 GW, respectivamente.
Somente em 2024, o setor rural conectou mais de 45 mil sistemas fotovoltaicos, adicionando quase 700 MW de potência instalada.
Canal Conecta e o Futuro da Geração Distribuída
A 4ª edição do Canal Conecta vai destacar a geração distribuída em áreas rurais, com uma palestra de Carlos Andriolli, especialista em energia e financiamento no agronegócio. Andriolli abordará os desafios e soluções para o setor, além de apresentar as principais linhas de crédito do BNDES e do Plano Safra.
O evento, promovido pelo Canal Solar, acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro em São Paulo, trazendo mais de 16 horas de conteúdo sobre tendências em energia solar.
Fonte: Canal Solar