Estoques de milho do Venda em Balcão são reforçados em virtude de estiagem
Os criadores de animais em todo o Brasil receberão 16 mil toneladas de milho através do Programa de Venda em Balcão (ProVB), gerido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa ação, que se repete anualmente, foi impulsionada pela estiagem dos últimos meses. Além dessa remessa, a Conab planeja contratar o frete para mais 21 mil toneladas de milho ao longo do ano.
Facilidade no Acesso ao Milho
Para facilitar o acesso ao milho dos estoques públicos, a Conab disponibiliza o Balcão Digital, onde criadores cadastrados podem, de maneira on-line, formalizar pedidos, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e agendar a retirada do cereal. “Com essa ferramenta, buscamos agilizar o processo e economizar tempo e recursos dos criadores, alinhando-nos à Transformação Digital no Setor Público”, explica Arnoldo de Campos, diretor de Operações da Conab.
Parcerias para Superar Desafios Logísticos
Parcerias com entidades locais, como prefeituras e cooperativas, são incentivadas para superar as dificuldades logísticas que pequenos criadores enfrentam, especialmente em relação ao deslocamento para as unidades da Conab. Campos destaca que essas colaborações podem facilitar o acesso ao milho.
Estoque e Comercialização
Atualmente, o ProVB conta com cerca de 69 mil toneladas de milho em estoque. De janeiro a setembro, aproximadamente 74,5 mil toneladas foram comercializadas, atendendo mais de 11 mil criadores.
Critérios para Participação
O programa é voltado para pequenos criadores, como suinocultores, avicultores e aquicultores, que possuam a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou se enquadrem nos critérios estabelecidos. Para participar, os criadores devem se cadastrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab e manter suas informações atualizadas.
Fonte: Conab