Inflação fica em -0,02% em agosto, primeiro resultado negativo no ano
A inflação no Brasil registrou -0,02% em agosto, marcando uma queda de 0,40 ponto percentual em relação ao mês anterior, que foi de 0,38%. Este é o primeiro índice negativo desde junho de 2023, quando a inflação caiu 0,08%. O resultado foi influenciado principalmente pela redução nos preços de Habitação (-0,51%), devido à queda na energia elétrica residencial (-2,77%), e de Alimentação e bebidas (-0,44%), com destaque para a alimentação no domicílio (-0,73%). No acumulado do ano, a inflação está em 2,85%, e nos últimos 12 meses, em 4,24%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE.
Impacto da Energia Elétrica
André Almeida, gerente da pesquisa, atribui a queda no grupo Habitação à mudança na bandeira tarifária da energia elétrica. “O retorno à bandeira verde, que não gera cobranças adicionais, foi o principal fator para a queda nos preços de energia elétrica residencial”, explica.
Redução nos Preços de Alimentos
O grupo Alimentação e bebidas também apresentou redução, com destaque para a batata inglesa (-19,04%), tomate (-16,89%) e cebola (-16,85%). Segundo Almeida, o clima mais ameno favoreceu a oferta desses produtos, acelerando a colheita e intensificando a safra.
Transportes e Combustíveis
O grupo Transportes teve variação zero em agosto, com combustíveis como a gasolina (0,67%) e o gás veicular (4,10%) em alta, enquanto o etanol caiu (-0,18%). As passagens aéreas, por outro lado, registraram queda de 4,93%.
Inflação em Porto Alegre e INPC
Regionalmente, Porto Alegre teve a maior alta (0,18%), puxada pelas passagens aéreas, enquanto São Luís apresentou a maior queda (-0,54%). O INPC, índice que mede a inflação para a população de menor renda, caiu 0,14% em agosto.
Fonte: IBGE