Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

2 de setembro de 2024

Embrapa apresenta inovações para a cotonicultura no Congresso Brasileiro do Algodão

Compartilhe

A Embrapa estará presente no 14° Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções de Fortaleza, CE. O evento, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e com apoio científico da Embrapa, reunirá mais de 3 mil participantes de toda a cadeia produtiva do algodão.

Com o tema “Construindo história rumo ao protagonismo mundial”, o CBA destaca a liderança do Brasil no mercado internacional do algodão. O país é o terceiro maior produtor mundial, com 3,6 milhões de toneladas por ano, e lidera as exportações globais, com mais de 2,6 milhões de toneladas exportadas na safra 2023/2024.

Inteligência Artificial e Agricultura Digital

No dia 4 de setembro, a presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, participará da plenária máster sobre o papel da inteligência artificial na produção de algodão. Com mediação da jornalista Patrícia Travassos, o debate contará com especialistas que discutirão as tendências tecnológicas que moldarão o futuro da agricultura digital.

Programação Técnica e Palestras

O congresso contará com 76 palestrantes, incluindo especialistas internacionais, distribuídos em 19 salas temáticas e seis workshops. Durante o evento, 30 pesquisadores da Embrapa participarão ativamente das plenárias e workshops, abordando temas como entomologia, fitopatologia, sustentabilidade, e o melhoramento genético do algodoeiro.

Melhoramento Genético e Resistência a Doenças

No dia 3 de setembro, o pesquisador Nelson Dias Suassuna abordará o manejo de nematoides no algodoeiro, destacando a resistência genética como uma solução eficaz. Já no dia 4, o pesquisador Camilo Morello discutirá os desafios e as novas ferramentas para o melhoramento genético do algodoeiro, focando no aumento da eficiência das cultivares.

Sistemas de Produção e Agricultura de Baixo Carbono

Outro destaque será a apresentação de Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, que discutirá sistemas de produção que melhoram o perfil do solo e estocam carbono, contribuindo para a mitigação das emissões de CO2.

Algodão na Agricultura Familiar e Ferramentas Biológicas

No último dia do evento, Nair Helena Arriel, chefe-geral da Embrapa Algodão, participará de um workshop sobre o cultivo de algodão na agricultura familiar, com foco na produção orgânica no Semiárido. Simultaneamente, Fabiano Perina discutirá o uso de ferramentas biológicas para o controle de pragas e doenças no algodoeiro, abordando desafios e oportunidades para a agricultura sustentável.

Fonte: Embrapa

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

inovações congresso algodão seguro rural

Publicado em: