Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

21 de agosto de 2024

Brasil e Malásia realizam reunião para ampliar as relações técnicas e comerciais

Compartilhe

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (20) o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Datuk Sabu, e sua comitiva, na sede do Ministério em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi discutir a ampliação das relações comerciais voltadas para o agronegócio entre os dois países.

Cooperação e Desenvolvimento Tecnológico

Fávaro destacou o compromisso do Governo Federal em fortalecer a economia com os países do Sul Global, mencionando o trabalho da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária. Ele sugeriu a formalização de um termo de cooperação entre Brasil e Malásia, permitindo que a Embrapa auxilie na criação de tecnologias e sistemas produtivos mais eficientes.

Durante a reunião, o ministro malaio propôs um acordo de cooperação com a Embrapa e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Malásia (Mardi) para melhorar a competitividade na produção de milho em grão. Além disso, foram discutidas oportunidades de cooperação em pesquisas de culturas industriais e na indústria do coco.

Expansão de Exportações e Importações

O Brasil demonstrou interesse em aumentar as exportações de frutas para a Malásia, enquanto o ministro da Agricultura da Malásia expressou interesse em elevar a importação de proteínas Halal brasileiras. Atualmente, o Brasil possui sete frigoríficos autorizados a exportar carne de frango para o mercado malaio.

Relações Comerciais Atuais

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, as exportações brasileiras para a Malásia somaram US$ 1,2 bilhão em 2023. Os principais produtos exportados foram açúcar bruto (56%), milho (20%) e algodão (7%), representando 83% do total. Por outro lado, o Brasil importou da Malásia US$ 100 milhões, sendo a maior parte composta por óleos vegetais, óleo de palma e pasta de cacau.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

relações comerciais seguro rural

Publicado em: