Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

25 de junho de 2024

Avanço da colheita de milho e da comercialização da soja influenciam em preços de fretes

Compartilhe

O avanço da colheita das culturas em estágio de maturação, especialmente aquelas cultivadas na 2ª safra, como o milho, e o aumento nos embarques de soja influenciaram significativamente o setor de transporte. Esse cenário, impulsionado pela melhoria dos preços da oleaginosa e a necessidade de liberar espaço nos armazéns, levou ao aumento dos preços dos fretes em estados produtores importantes, como Mato Grosso. Essas informações estão detalhadas na edição de junho do Boletim Logístico, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Impactos nos Fretes em Mato Grosso

Nas rotas de Mato Grosso, a Conab observou um aumento na demanda por caminhões devido ao ritmo mais intenso de carregamento para liberar espaço nos armazéns. O superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, explica: “Para junho, a tendência é de aquecimento no mercado e elevação nos preços, devido à sazonalidade do mercado de fretes rodoviários, uma vez que a colheita acarreta uma relação mais apertada entre oferta e demanda por transporte. No entanto, as condições de preços para o milho podem influenciar esse mercado, diminuindo a pressão na demanda pelo transporte dos produtos.”

Alta nos Fretes em Outras Regiões

Em Minas Gerais, a intensificação da colheita do café é um dos principais fatores para o aumento dos fretes. No Maranhão, Piauí, Goiás, Paraná e Bahia, as cotações também registraram elevação no último mês. Já em São Paulo e Mato Grosso do Sul, os preços se mantiveram próximos à estabilidade, com pequenas altas. No Distrito Federal, o cenário foi de queda na maioria das praças pesquisadas, com destaque para as rotas de Uberaba e Araguari, em Minas Gerais, Santos/SP e Imbituba/SC, com recuos médios de 8%.

Exportações de Milho e Soja

Em maio de 2024, os embarques de milho atingiram 0,42 milhão de toneladas, comparados a 0,07 milhão no mês anterior e 0,47 milhão no mesmo período de 2023. De janeiro a maio deste ano, 7,5 milhões de toneladas foram exportadas, com 45,3% embarcadas pelos portos do Arco Norte. As exportações de soja em maio somaram 13,47 milhões de toneladas, uma queda de 8,3% em relação ao mês anterior. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, foram exportadas 50,2 milhões de toneladas, sendo 36,4% escoadas pelos portos do Arco Norte.

Fonte: Conab

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

colheita milho soja frete seguro rural

Publicado em: