Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

24 de junho de 2024

Colheita de milho acelera no centro-sul do Brasil

Compartilhe

A colheita de milho avança em ritmo acelerado, impulsionada pelo clima quente e seco nas principais regiões produtoras. Segundo a AgRural, até o dia 20 de junho, 34% da área cultivada com milho safrinha no Centro-Sul do Brasil já havia sido colhida. Em comparação, na semana anterior, o índice estava em 21%, e no mesmo período do ano passado, em apenas 9%.

Ritmo Recorde

Este avanço é o mais rápido registrado pela AgRural desde 2013, quando a consultoria iniciou seus levantamentos semanais. Mato Grosso e Paraná são os estados que mais contribuem para esse ritmo acelerado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até 16 de junho, as médias nacionais de colheita das primeiras e segundas safras atingiram 88,1% e 13,1%, respectivamente. Esses números representam avanços de 1 ponto percentual (p.p.) e 7,8 p.p. em relação à temporada anterior.

Preços e Mercado

O indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP registrou, na sexta-feira (21/6), a cotação média de R$ 58,13 por saca de 60 quilos, uma queda de 2,07% desde o início de junho. Apesar do aumento da oferta, os negócios no mercado spot nacional seguem lentos. Muitos consumidores preferem aguardar maiores desvalorizações à medida que a colheita avança ou priorizam o recebimento de lotes negociados antecipadamente.

Expectativas dos Produtores

Os vendedores, por sua vez, estão focados na colheita e atentos à possível queda de produtividade causada por condições climáticas adversas durante o desenvolvimento das lavouras. Pesquisadores do Cepea destacam que os produtores esperam um aumento da demanda externa nas próximas semanas, o que pode influenciar positivamente os preços.

Desafios e Oportunidades

Clima e Produtividade

As condições climáticas favoráveis têm permitido um avanço rápido na colheita, mas também geram preocupação com a produtividade futura. A previsão de clima adverso pode impactar a oferta e os preços, criando um cenário de incerteza para os produtores.

Fonte: GloboRural

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

colheita milho seguro rural

Publicado em: