Com impulso do Brasil, safra mundial de café deve atingir 172 milhões de sacas
Produção Global de Café
A safra mundial de café para a temporada 2024/25 está projetada para atingir 176,23 milhões de sacas de 60 quilos, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta quinta-feira (20/6). Este número representa um aumento significativo em comparação com as 169,18 milhões de sacas estimadas para a temporada anterior.
Recuperação no Brasil e Indonésia
O USDA atribui o crescimento de 7,1 milhões de sacas principalmente à recuperação contínua em dois dos maiores produtores mundiais de café: Brasil e Indonésia. De acordo com o relatório, “a produção mundial de café para 2024/25 deverá recuperar 7,1 milhões de sacas em relação ao ano anterior (…) devido principalmente à recuperação contínua no Brasil e na Indonésia”.
Exportações e Consumo
As exportações globais de café também estão projetadas para aumentar em 3,6 milhões de sacas, atingindo 123,1 milhões de sacas no novo ciclo, impulsionadas principalmente pelas exportações do Brasil e da Indonésia. Já o consumo global de café deve crescer 3,1 milhões de sacas em comparação com a safra 2023/24, totalizando 170,6 milhões de sacas. Os estoques finais estão projetados para aumentar em 1,9 milhão de sacas, alcançando 25,8 milhões após três anos de declínio.
Desempenho do Brasil
Para a safra brasileira, maior produtor mundial de arábica, o USDA prevê um incremento de 3,6 milhões de sacas na temporada 2024/25, com uma produção total estimada em 69,9 milhões de sacas. Deste total, espera-se que 48,2 milhões de sacas sejam de arábica, representando um aumento de 3,3 milhões de sacas, e 21,7 milhões de sacas de robusta (conilon), um incremento de 300 mil sacas em relação ao ciclo anterior.
O relatório destacou que “altas temperaturas no final de 2023 fizeram com que algumas cerejas caíssem durante o estágio de formação de frutos, mas a precipitação adequada subsequente proporcionou condições ideais para a fase final de desenvolvimento dos frutos e a produtividade foi impulsionada”.
Com o aumento da produção brasileira, as exportações de café do país podem crescer 1 milhão de sacas, atingindo 42,5 milhões. Os estoques finais também são projetados para aumentar em 700 mil sacas, totalizando 3,5 milhões de sacas.
Desafios no Vietnã
Para o Vietnã, maior produtor mundial de robusta, a safra deve atingir 27,85 milhões de sacas, ligeiramente abaixo das 28 milhões da temporada anterior. O USDA apontou que “a estação chuvosa foi ligeiramente atrasada e temperaturas acima da média foram registradas em muitas áreas, afetando negativamente os rendimentos”. As exportações vietnamitas estão previstas para cair quase 500 mil sacas, totalizando 24,4 milhões de sacas, devido à redução da oferta total e ao aumento do consumo interno.
Conclusão
A projeção do USDA para a safra mundial de café 2024/25 traz boas notícias para o mercado, com expectativas de recuperação na produção e aumento nas exportações, especialmente no Brasil e Indonésia. Entretanto, desafios climáticos no Vietnã podem impactar a produção e exportação de robusta, mostrando a importância de monitorar as condições climáticas e suas implicações no setor.
Fonte: Globo Rural