Soluções para manejo de ILPF serão apresentadas durante simpósio em novembro
Estão abertas as inscrições para o VI Simpósio de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) do estado de São Paulo. O evento virtual, que ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, vai apresentar e discutir soluções e conhecimentos para o adequado manejo desses modelos de produção.
O simpósio é organizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP).
“Nesta edição, vamos ter a participação de grandes especialistas apresentando os mais recentes avanços da pesquisa com culturas, pastagens, florestas e animais em sistemas integrados. Teremos também um módulo para discutir certificação destes sistemas, pois a pastagem e floresta acumulam uma grande quantidade de carbono no solo, e compensam a emissão de metano pelos animais, tornando os sistemas integrados muito eficientes na mitigação da emissão dos gases de efeito estufa”, conta o coordenador técnico do evento, o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste.
No primeiro dia, 19 de novembro, a partir das 16 horas, pesquisadores renomados vão falar sobre opções de forrageiras para ILPF, manejo do componente florestal, novas tecnologias nas culturas do milho e sorgo em ILPF e benefícios da sombra nos sistemas integrados. Já na sexta-feira, 20 de novembro, as discussões serão em torno do componente animal – desempenho dos bovinos, bem-estar e conforto térmico. Os debatedores também vão tratar de temas relacionados à sustentabilidade da ILPF – estratégia de mitigação às mudanças climáticas, certificação de propriedades e acesso a finanças verdes. Além disso, a dinâmica da matéria orgânica do solo nesses sistemas será discutida pelos especialistas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Publicado em: Agro&Negócios, Variedades