Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

10 de junho de 2024

Queda nos preços do milho: impactos e perspectivas

Compartilhe

Os preços do milho registraram uma queda significativa na última semana em diversas regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Esse movimento de baixa nos preços é impulsionado pelo avanço acelerado da colheita, que está ocorrendo em um ritmo mais rápido do que o observado no ano passado.

Dados Recentes do Mercado

Na sexta-feira, 7 de junho, o indicador do milho do Cepea, baseado na região de Campinas (SP), apresentou um preço médio de R$ 57,85 por saca de 60 quilos. Isso representa uma redução de 2,54% desde o início de junho, refletindo a pressão exercida pelo aumento na oferta do grão devido à colheita.

Ritmo das Negociações

As negociações no mercado spot têm se mostrado lentas. De acordo com os pesquisadores do Cepea, mesmo que muitos produtores estejam aumentando o volume ofertado, uma parte significativa permanece cautelosa. Esses produtores, preocupados com os possíveis impactos do clima adverso nas lavouras, continuam restringindo a oferta de milho.

Comportamento da Demanda

Do lado da demanda, os consumidores estão preferindo utilizar os lotes adquiridos antecipadamente ou recorrer aos estoques existentes. Conforme relatos dos colaboradores consultados pelo Cepea, a compra de novos lotes no mercado spot tem sido limitada. Os consumidores estão aguardando por novas desvalorizações antes de fazerem novas aquisições, refletindo uma estratégia de espera diante da expectativa de queda contínua nos preços.

Fonte: GloboRural

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

preços milho seguro rural

Publicado em: