CNA vai promover o agro brasileiro na China
Missão Comercial em Xangai
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) organizará uma missão comercial com empresários rurais brasileiros em Xangai, China, de 27 a 31 de maio. Este evento marca as comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.
Programação e Eventos
Durante a missão, a CNA promoverá um seminário, rodadas de negócios, visitas técnicas a redes varejistas e restaurantes, além da participação na Sial Shanghai 2024, a principal feira chinesa de produtos agroalimentares.
Seminário e Discussões
O seminário inaugural, na segunda-feira (27), abordará o comércio bilateral, a diversificação de produtos brasileiros no mercado chinês, o crescimento do e-commerce e os desafios e oportunidades do comércio alimentício entre Brasil e China.
Participação na Sial Shanghai 2024
Nos dias 28 e 29 de maio, a comitiva participará da Sial Shanghai 2024, onde terão visitas guiadas, reuniões institucionais e encontros de negócios com parceiros presentes na feira. Uma visita ao Centro de Intercâmbio de Café na zona piloto de livre comércio de Xangai também está programada, com a presença de representantes da Apex-Brasil e da InvestSP.
Visitas Técnicas
A última etapa da missão incluirá visitas técnicas à Aliança de Comércio Eletrônico e Livestreaming de Xangai, ao supermercado Ole – onde 70% dos produtos são importados – e às plataformas Green Land Global Trade Port e ZhenKunHang (ZKH), além da RT-Mart, líder de varejo de supermercados na China.
Importância da Missão
Pedro Rodrigues, assessor de Relações Internacionais da CNA, destacou a importância da presença da CNA na Sial como um marco para o agro brasileiro, sendo a primeira ação na China dentro das comemorações dos 50 anos de relações diplomáticas entre os países.
Mercado Chinês e Oportunidades
A China é o principal destino das exportações agropecuárias brasileiras, representando 36,2% ou US$ 166,5 bilhões do total exportado. Em 2023, os embarques de soja em grãos para a China totalizaram US$ 1,2 bilhão, correspondendo a 86,5% do total exportado. Rodrigues destacou que, embora os principais produtos exportados atualmente sejam grãos e carnes, a China oferece um mercado sofisticado com potencial crescente, proporcionando oportunidades para a diversificação de produtos brasileiros no comércio internacional.
Fonte: CNA