Produtores de café iniciam a colheita no Brasil
Os cafeicultores já estão em plena colheita do café em várias regiões do Brasil. No entanto, para o café arábica, o processo ainda está em estágio inicial, representando apenas cerca de 10% da produção total, de acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
Desafios na Qualidade do Café
Em áreas como Paulista (Graça), Zona da Mata de Minas Gerais e Noroeste do Paraná, a colheita já atinge entre 5% e 10%. No entanto, os produtores têm observado rendimentos mais baixos neste início de temporada. Os cafés mais jovens, ainda verdes e pequenos, estão sendo colhidos, o que contribui para uma qualidade inferior, como relatam os especialistas do Cepea.
Colheita do Café Robusta
No caso do café robusta, a colheita em Rondônia e no Espírito Santo está um pouco mais avançada em comparação ao arábica. No entanto, também há preocupações com a qualidade desses primeiros lotes. Cerca de 30% do café em Rondônia já foi colhido, enquanto no Espírito Santo esse percentual varia entre 10% e 20%.
Variação nos Preços do Café
Os preços do café têm apresentado uma tendência de queda nas últimas semanas, conforme indicado pelo Cepea/Esalq. Nesta terça-feira (14/5), o café arábica foi cotado a uma média de R$ 1.124,78 por saca de 60 quilos, refletindo uma redução de 9,86% desde o início do mês. Enquanto isso, o café robusta teve sua cotação em R$ 948,60 por saca, mostrando uma queda acumulada de 16,40% no mesmo período.
Fonte: Globo Rural