AgRural corta estimativa de produção de soja para 147,7 milhões de toneladas
Em nova revisão de estimativa de safra 2023/24, a consultoria AgRural projetou a produção de soja no Brasil para 147,7 milhões de toneladas, com queda de 2,4 milhões em relação aos 150,1 milhões de toneladas da estimativa divulgada em meados de janeiro.
A revisão para baixo divulgada nesta segunda-feira (23/2) e se justifica especialmente pelas perdas de produtividade no Paraná e em Mato Grosso do Sul, que sofreram com calor e chuvas irregulares em janeiro e parte de fevereiro, segundo a consultoria.
A colheita da oleaginosa chegou a 40% da área cultivada na última quinta-feira (22), enquanto na semana passada a área era estimada em 32% e, nessa mesma época ano passado, era de 33%.
“O avanço dos trabalhos perdeu fôlego durante a semana devido à finalização da colheita em algumas regiões, como o oeste do Paraná e o norte e o oeste de Mato Grosso”, informou a consultoria.
As chuvas em diversas praças de produção também atrapalharam o ritmo das colheitadeiras e a umidade pode ter piorado a qualidade dos grãos.
Milho
A semeadura do milho safrinha em 2024 chegou na última quinta-feira (22) a 73% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 59% na semana anterior e 56% um ano atrás, segundo o levantamento divulgado pela AgRural.
De acordo com a consultoria, até o momento, as condições são predominantemente favoráveis ao desenvolvimento do cereal.
O milho verão 2023/24 do Centro-Sul, por sua vez, estava 42% colhido na mesma data, contra 34% na semana anterior e 27% no mesmo período do ano passado.
Fonte: Globo Rural
Publicado em: Agro&Negócios