Newe Seguros se fortalece e anuncia novos produtos e perspectivas para 2024
A Newe Seguros começa 2024 a todo vapor. Com a compra de 35% das ações da CBM, holding da seguradora, pela gestora de fundos de investimentos BlueOrchard (BO), uma nova estratégia foi desenhada pela companhia. Rodrigo Motroni, Vice-Presidente da Newe, destaca a importância deste investimento: “Estamos falando de uma gestora de Fundos que, em sua trajetória, já desembolsou mais de US$ 10 bilhões para investimentos em empresas de todo mundo; tem atuação em mais de 105 países e gera impactos positivos em 280 milhões de pessoas”, enfatiza.
Sobre a operação de compra das ações da seguradora, Motroni conta que a BO teve o suporte do banco estatal alemão, KFW, no desenvolvimento da estratégia de investimento na Newe, feito pelo maior Fundo comercial de microfinanciamento do mundo, o InsuResilience Investiment Fund (IIF). E complementa: “Saber que temos no nosso conselho uma empresa como a BlueOrchard, membro do grupo Grupo Schroders, gestora britânica de fundos com mais de 215 anos de história e presença global, nos dá a certeza de que estamos agregando ao negócio muito além do que um aporte financeiro”, comemora o executivo.
De 2022 para cá, quando as negociações de investimento tiveram início, a Newe começou a costurar a definição de uma nova estrutura, que hoje conta com conselheiro independente e assento para um representante da BlueOrchard na tomada de decisão da companhia. “Depois de muito trabalho em 2023 para estruturar a nova estratégia, estamos otimistas para crescermos em vendas e resultados”, comenta, Rodrigo.
Além do Seguro Rural e do Seguro Garantia, a Newe se preparou para diversificar seus produtos e manter o foco em pequenas e médias empresas. Ampliou a sua atuação no Seguro Paramétrico, como complemento ao seguro tradicional e como pano de fundo das demais linhas, e entrou na disputa do Seguro de Máquinas e Equipamentos, ao qual irá incorporar, em breve, a cobertura para propriedades rurais.
Em Riscos Financeiros, manterá o foco no Seguro Garantia e Fiança Locatícia, exclusivo para empresas, e lançará, ainda neste mês de janeiro, o Seguro de Responsabilidade Civil para riscos cibernéticos, com coberturas de Perda de Receita e de Erros e Omissões, em uma só apólice. Além da novidade deste “combo”, serão incorporados ao produto outros diferenciais, como a contratação via plataforma de venda automática 100% digital e um antivírus instalado, gratuitamente, pela seguradora.
Motroni destaca, ainda, que foi uma jornada e tanto preparar a companhia para conquistar dois aportes de capital da gestora BlueOrchard. “Para nós foi uma honra termos sido escolhidos como o primeiro investimento Equity da BO na América Latina. Em sua avaliação, a Newe foi escolhida pela gestora de investimentos por ter em seu DNA atributos como o reconhecimento por partes dos maiores resseguradores globais, da habilidade de negociação dos sócios brasileiros, inovação, e profundo conhecimento das áreas onde atua. Outro diferencial, foi seu pioneirismo na formatação de uma solução envolvendo o poder público, a indústria e entidades de preservação, na emissão da primeira apólice de Seguro Paramétrico no Brasil subsidiada pelo governo, em parceira com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Wiz Soluções, ZCO2, Instituto Arapyaú e Dengo Chocolates”, cita.
“Mesmo num ano de perdas catastróficas que comprometeram o resultado das principais companhias que atuam com o Seguro Rural, como foi em 2022, com indenizações pagas superiores a R$ 10,5 bilhões, renovamos nosso contrato de resseguros, com ampliação do painel de parceiros em 2023, graças à relevância da companhia na oferta de produtos no Brasil. Para 2024, acabamos de fechar nosso contrato e ampliamos ainda mais o nosso painel de resseguradores internacionais de primeira linha, o que é um aval e tanto, tendo em vista que o mercado de resseguros segue em um cenário conhecido como ‘hard market’, ou seja, preços elevados e coberturas restritivas”, afirmou.
Além desse bom painel de resseguradores, vital para qualquer seguradora poder operar com seguros que exigem garantias extras diante da volatilidade, como é o caso do Seguro Rural que depende do clima, a Newe mantém empresas de auditoria, reconhecidas internacionalmente, na avaliação de suas práticas de controle.
Motroni também destaca o desenvolvimento de ferramenta própria de sensoriamento remoto para gerenciamento de risco e análises socioambientais, entre os quesitos que diferenciou a Newe aos olhos dos investidores internacionais. “A plataforma teve uma aceitação tão grande que agora segue uma carreira solo para prestar serviços a todo o mercado”, informa o vice-presidente e sócio fundador, demostrando seu grande otimismo. “2024 será um ano de grandes conquistas para o Brasil, que avança nas reformas para garantir investimentos robustos em infraestrutura, e de virada para Newe Seguros”, finaliza.
Fonte: Sonho Seguro
Publicado em: Agro&Negócios, NEWE Seguros, Variedades