Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

28 de novembro de 2023

Newe Seguros e o produtor de cacau brasileiro: uma parceria de longa data

Compartilhe

A última sexta-feira (24) foi um dia importante para os produtores de cacau, representando seu grande papel como parte da agricultura brasileira.

Em Ilhéus, no sul da Bahia, ocorreram alguns dos principais eventos do setor, onde todo o ecossistema que participa de sua produção esteve presente acompanhando os eventos Inova Cacau 2023 e o V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil.

Newe Seguros no Inova Cacau 2023

A Newe Seguros esteve presente como participante e palestrante no Inova Cacau 2023, um dos maiores eventos anuais do setor cacaueiro, organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial, incentivando a indústria da agricultura brasileira.

Durante a abertura do evento, nossa Gerente de Seguro Rural e Paramétrico, Thamirys Chaves, apresentou o projeto de Seguro Paramétrico como uma ferramenta de adaptabilidade climática para pequenos produtores e agricultores familiares.

Thamirys Chaves em apresentação do projeto de Seguro Paramétrico no Inova Cacau 2023

Logo em seguida, o Ministério da Agricultura realizou a cerimônia de lançamento dos programas: Inova Cacau 2030, Floresta + Sustentável e Projeto Rural + Conectado – Bahia.

O objetivo dos projetos envolvem acelerar o desenvolvimento do setor produtivo e consolidar o Brasil como origem de cacau sustentável, focando na conservação produtiva e nas condições de trabalho dos produtores de cacau do país.

Além de palestrante e apoiadora, a Newe Seguros participa como única seguradora patrocinadora do evento, reforçando os profundos laços com a comunidade de agricultores brasileiros e reforçando suas soluções para diminuir a complexidade das operações e levantar possibilidades de crédito para o pequeno agricultor.

Newe Seguros no V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

O V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, patrocinada por grandes players envolvidos na cadeia produtiva do Cacau Brasileiro.

O Concurso é organizado e executado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), AIPC e Abicab e envolve empresas e associações como: a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Mondelēz International – Cocoa Life, Nestlé – Cocoa Plan, SEBRAE, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (Sedap-PA), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Cacau Show, GS1 Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA) e Harald Chocolates.

A Newe Seguros orgulhosamente também participa como a única seguradora patrocinadora do evento, acreditando e investindo no desenvolvimento do produtor de cacau brasileiro.

Amostras de cacau participantes V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Vencedores do V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Nesta edição, os prêmios somaram R$60 mil, que foram divididos entre primeiro, segundo e terceiro colocados em duas categorias: varietal (uma única variedade genética de cacau) e blend (mistura de variedades).

O vencedor foi o produtor Deoclides Pires da Silva, de Jaru (RO) e os outros dois ganhadores foram os cacauicultores Francisco Pereira Cruz e João Rios de Sousa, ambos do município de Novo Repartimento (PA), do assentamento Tuerê.

V-concurso-cacau-brasileiro

Vencedores do V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Na categoria varietal, os ganhadores foram o produtor Robson Tomaz, de Nova União (RO), Leonardo Silva Vieira, de Medicilândia, também no Pará, e no terceiro posto a única mulher a subir no pódio, a produtora Marina Paraíso, de Ilhéus (BA).

Para o prêmio foram avaliadas 98 amostras originadas em seis estados, a maior parte em pequenos produtores da fruta, sendo o Amazonas e o Tocantins estreantes na disputa. Da primeira fase, 20 amostras de produtores de cacau no Pará, Bahia e Rondônia foram classificadas para as etapas finais da competição.

Seguro Paramétrico para o Cacau: um modelo de inovação

A Newe sempre está em busca de fomentar um desempenho cada vez mais sustentável do mercado segurador; e considerando o crescimento e oportunidades do setor, o Cacau brasileiro recebe proteção inédita por meio do Seguro Paramétrico

Com o objetivo de minimizar os impactos climáticos na lavoura ao longo da safra, a primeira emissão de apólice de seguro rural paramétrico para a cacauicultura no Brasil é fruto de uma parceria entre a seguradora Newe Seguros, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Wiz Corporate Partners, o Instituto Arapyaú, a Dengo Chocolates e a ZCO2/BlockC. A Agroanalysis é a publicação mensal de agronegócio e economia agrícola do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Organizadas de forma coletiva, por meio das associações e cooperativas, conseguimos garantir às famílias de agricultores indenização justa para que tenham condições de se recuperar em caso de problemas climáticos e, ainda, de permanecerem em suas propriedades com renda, segurança alimentar e  preservação do ecossistema local.

O Seguro Paramétrico atua em 3 formas com os produtores de cacau brasileiros:

  • Protege de forma inédita a Agricultura Familiar;
  • Reforça o trabalho das associações e cooperativas no apoio à produção agrícola;
  • Apoia o poder público na gestão da segurança alimentar e das terras produtivas.

 

A adoção do Seguro Paramétrico como política pública irá proteger e incentivar a atividade econômica dos Agricultores Familiares que garantem mais de 70% do alimento produzido para consumo dos brasileiros. Para  permanecerem em suas terras e preservarem o meio ambiente, esses agricultores precisam estar protegidos das intempéries, que colocam em risco a nossa segurança alimentar.

Saiba mais sobre como a Newe Seguradora apoia os produtores de cacau:

Produtores de cacau podem acessar até R$ 400 mil em créditos pelo Pronaf.

Publicado em: , , ,