Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

22 de novembro de 2023

Chuva: volumes podem passar de 100 mm no Sul; veja previsão para todo o Brasil

Compartilhe

Sul
O dia será marcado por chuva em toda a região, por conta do avanço de uma nova frente fria que pode provocar volumes expressivos e também temporais nos três estados. Há possibilidade de vendaval, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Volumes acima de 40 mm podem ser registrados entre Santa Catarina e o planalto do Paraná, não se descartando o potencial para transtornos.

Porém, o maior alerta vai para o sul gaúcho com volumes que podem chegar a 100 mm, ainda que de maneira pontual.

Sudeste
Pancadas de chuva se espalham por boa parte da região, devido à combinação entre calor e umidade, além da atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.

De modo geral, a chuva será rápida e intercalada com períodos de melhoria.

Volumes entre 5 e 15 mm são esperados em São Paulo, Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas da região, a condição de chuva é bem menor.

Centro-Oeste
Pancadas de chuva se espalham por toda a região, graças à atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera como a Alta da Bolívia. A chuva será rápida e intercalada com períodos de sol e calor.

Vale ressaltar que o volume de chuva tende a ser maior no oeste de Goiás e no Distrito Federal, com algo em torno de 20 mm.

Nordeste
O tempo firme ainda predomina na maior parte da região, por conta da massa de ar seco associada ao Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN).

Por outro lado, pancadas rápidas podem ser registradas no extremo oeste da Bahia, no sul do Ceará e em boa parte dos estados do Piauí e Maranhão, com volumes entre 5 e 20mm.

Norte
Pancadas de chuva podem se espalhar ao longo do dia por todo o Norte, em razão de instabilidades tropicais, que podem gerar volumes expressivos em vários pontos desde o Acre até o Tocantins.

São esperados volumes de 15 a 40 mm, não se descartando eventuais transtornos.

Fonte: Cana Rural

Publicado em: