Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

13 de novembro de 2023

Mais de 60 países apoiam acordo para triplicar uso de energia renovável nesta década

Compartilhe

Mais de 60 países apoiam um acordo liderado por União Europeia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que será sede da próxima COP, para aumentar o uso de energia renovável nesta década e abandonar o carvão. A informação foi dada por duas autoridades familiarizadas com o assunto à Reuters.

Dentre as nações estão Nigéria, África do Sul, Vietnã, Austrália, Japão, Canadá, Peru, Chile, Zâmbia e Barbados. Negociações estão sendo feitas com China e Índia, mas ainda sem confirmação.

Um rascunho do compromisso, a que a agência de notícias teve acesso, pontua que quem o assinasse se comprometeria a duplicar a taxa anual mundial de melhoria da eficiência energética para 4% ao ano até 2030. Também destaca que a maior utilização de energias renováveis deve ser acompanhada pela “redução progressiva da energia a carvão inabalável”, incluindo o fim do financiamento de novas centrais elétricas alimentadas a carvão.

As fontes disseram à Reuters que a expectativa é que este compromisso seja incluído no resultado final de uma reunião de líderes mundiais que ocorrerá na COP28 no dia 2 de dezembro.

Segundo elas, uma demonstração inicial de apoio à triplicação das energias renováveis e ao abandono do carvão criará impulso e estabelecerá um tom positivo antes dos dias de negociações tensas que são esperadas na conferência sobre o clima.

Fonte: Um Só Planeta

Publicado em: ,