Chuvas intensas persistem no Centro-Sul do Brasil, enquanto geada se restringe ao Sul
Nesta quarta-feira (14), a frente fria continua atuando sobre o Centro-Sul do Brasil. Além disso, uma nova área de baixa pressão atmosférica se forma, resultando em chuvas fortes e volumosas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Existe o risco de transtornos, como alagamentos e erosão do solo.
No entanto, ao longo do dia, a chuva também se espalha para áreas do Rio Grande do Sul. A massa de ar seco e frio perde força, diminuindo o potencial de ocorrência de geadas, que ainda podem ser observadas apenas na campanha gaúcha, com temperaturas abaixo de 3°C.
É importante ressaltar que, mesmo com a queda significativa das temperaturas em regiões mais ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, não há possibilidade de ocorrência de geadas devido ao tempo instável, com muita nebulosidade e frio. Para que as geadas ocorram é necessário não só haver frio intenso, mas também um tempo completamente seco e sem nuvens.
Há previsão de chuvas em áreas mais ao norte do país, com destaque para o noroeste do Amazonas. No Nordeste, são esperadas pancadas isoladas em áreas próximas à costa.
Enquanto isso, o tempo permanecerá firme na maior parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Sertão e Agreste nordestinos, além de Tocantins e na faixa sul dos estados da região Norte.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Clima