Frente fria traz risco de geadas e muita chuva nesta terça-feira; saiba onde
Nesta terça-feira (13), uma frente fria continua avançando pelo Brasil, resultando na formação de uma área de baixa pressão atmosférica ao longo da costa entre o Paraná e São Paulo.
Isso aumentará o potencial de ocorrência de chuvas intensas e volumosas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso.
Além disso, devido à presença de instabilidades tropicais, o Acre e Roraima também podem registrar chuvas significativas.
Por outro lado, em grande parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins e Nordeste, o tempo permanecerá estável, com poucas chances de chuva.
O mesmo ocorrerá na maior parte do Rio Grande do Sul, onde a influência de uma massa de ar seco e frio persistirá, aumentando o risco de geada na metade sul do estado, com temperaturas mínimas abaixo de 3 °C.
Próximos dias
No decorrer dos próximos dias, a chuva ainda deve chamar a atenção em boa parte do Centro-Sul. Isso ocorre devido à atuação de uma frente fria e à formação de duas áreas de baixa pressão atmosférica, que darão o suporte para a permanência das instabilidades.
Dessa forma, são esperados volumes de chuva de 45 a 150 milímetros em apenas cinco dias, com destaque especial para o nordeste gaúcho, o leste catarinense, leste do Paraná e sul de São Paulo. Há potencial para transtornos nessas áreas.
Atrás da frente fria, vem uma massa de ar frio de origem de polar que deve derrubar as temperaturas de forma acentuada.
Porém, como o tempo vai continuar nublado e com chuva, não há potencial para ocorrência de geada em boa parte das áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. O que pode acontecer é a ocorrência de chuva congelada em áreas mais altas da Serra Gaúcha, da Serra Catarinense e até no oeste de Santa Catarina, conforme a temperatura for caindo nos próximos dias.
O tempo seco e frio permanece no Rio Grande do Sul somente até esta terça-feira, não se descartando a ocorrência de geadas. Mas a chuva voltará ao estado a partir de quarta-feira. Aliás, vale ressaltar que apesar das condições de chuva, o frio vai conseguir avançar pelo interior do Brasil derrubando as temperaturas desde o Rio Grande do Sul até Rondônia e Acre, passando pelo oeste de Mato Grosso apenas.
Somente no próximo fim de semana, depois que a frente fria for embora, é que a tendência é de frio ganhando mais intensidade em áreas do Sudeste, com destaque para São Paulo e a metade sul de Minas Gerais.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Clima