TRIGO/DERAL: POSSÍVEIS GEADAS E UMIDADE NAS LAVOURAS DO PARANÁ PREOCUPAM PRODUTOR EM PLENA COLHEITA
A possível ocorrência de geadas no sudoeste do Paraná neste fim de semana preocupa os produtores de trigo do Estado, informou o boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná. O Deral diz, entretanto, que dificilmente se terá um “retrato fidedigno de como a frente fria afetou a produtividade no levantamento de agosto”. E complementa: “Demorará ao menos uma semana para que os efeitos das possíveis geadas sejam mais aparentes, momento em que já estará realizado o levantamento”.
Embora antes da onda de frio tenham ocorrido chuvas volumosas no Paraná que amenizaram a seca, o Deral assinala também que a sequência de dias chuvosos “já traz preocupação” pois a umidade pode ocasionar germinação em lavouras prontas para a colheita, “bem como o aumento de doenças em toda a área de trigo”.
Agora que a chuva arrefeceu, o Deral projeta que a colheita, que já se iniciou no norte do Estado e teve de ser interrompida por causa das precipitações, deve ser retomada.
(Estadão)