Em 2022, Emater intermediou mais de R$ 64 milhões para agricultores familiares
Francisca Silva, de 46 anos, moradora do Assentamento Cinzeiro, em Marabá, no sudeste paraense, obteve, com a assessoria do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), acesso a três contratações via Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), ao longo de 2022. O recurso incrementou a cadeia produtiva com que ela trabalha: a pecuária leiteira. No ano passado, por intermédio de 2.217 projetos de crédito rural, assinados por técnicos da Emater, foram viabilizados R$ 64.271.094,22 junto ao Pronaf para incentivo de diversas atividades produtivas em todo o estado.
O engenheiro agrônomo Thiago Leão, responsável pelo Núcleo de Crédito Rural, vinculado à Coordenadoria de Operações da Emater, ressalta que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar foi criado pelo Governo Federal com o objetivo principal de promover o desenvolvimento da agricultura familiar por meio do financiamento subsidiado de serviços agropecuários e não-agropecuários, e garantir a segurança alimentar e nutricional.
“O Pronaf é muito importante para a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar, pois o recurso provido deste programa apresenta taxa de juros mais baixa que as aplicadas no mercado, permitindo ao agricultor familiar beneficiar-se na aquisição dos insumos e implementos destinados à produção. Este programa também auxilia na promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica das atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares, cooperativas e associações rurais e empresas familiares rurais”, disse Leão.
Fonte: Agência Pará
Publicado em: Agro&Negócios