Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

31 de janeiro de 2023

Os títulos de perdas na indústria por catástrofe mostram um valor relativo significativo

Compartilhe

Dado o alargamento da dispersão ter sido visto como sendo mais considerável com obrigações indexadas, ou perdas industriais desencadeadas, obrigações catastróficas, em comparação com acordos de indemnização, o gestor de investimentos Twelve Capital diz que há um valor relativo significativo nelas e, como resultado, aconselha que se tenha um peso excessivo na categoria de obrigações de gato de gatilho de índice.

Twelve Capital, o gestor de investimentos sediado em Zurique com ênfase em títulos ligados a seguros (ILS), investimentos ligados a seguros e resseguros, explicou num relatório recente que o alargamento do índice de perdas da indústria desencadeou obrigações catastróficas mais do que acordos de indemnização.

Como resultado disso, os títulos de gatos de índices são vistos como uma oportunidade de compra e detenção a bom preço neste momento.

Florian Steiger, Head de Cat Bonds na Twelve Capital, explicou, “A observação mostra que as obrigações de gato indexadas têm geralmente superado as obrigações de indemnização nos últimos anos, mas a volatilidade em torno do Furacão Ian resultou num quadro mais complexo, com o alargamento do spread a ser mais pronunciado nas obrigações de gato indexadas em comparação com as transações de indemnização.

“Dado o atual deslocamento nos spreads entre transações indexadas e de indemnização, o Twelve Capital acredita que se pode ganhar um valor relativo significativo por se sobrepondo às transações indexadas”.

Curiosamente, o Twelve Capital observa que, após o furacão Ian, as obrigações de indemnização de gatos registaram a maior recuperação em valores, enquanto as obrigações de gatos indexadas permaneceram deprimidas.

No entanto, “A principal causa desta falta de recuperação é um alargamento substancial da dispersão das obrigações de gatos indexados
Obrigações que são significativamente maiores do que o que se pode testemunhar em todo o espaço de indemnização”, disse Twelve Capital.

A análise do Twelve Capital mostra que o índice da indústria desencadeia os títulos de gatos, tendo os seus spreads aumentado mais do que os títulos de gatos de indemnização, resultando numa disparidade (ver abaixo).

“Assumindo uma duração média do spread de crédito de cerca de dois anos, isto traduzir-se-ia numa queda de preços de cerca de -8% para as Obrigações de Gato de Indemnização, em comparação com -13% para as transações indexadas. Naturalmente, qualquer fundo com um peso excessivo nestas transações indexadas apareceria assim como tendo um desempenho inferior ao dos índices de referência ou concorrentes”, explicou o gestor do ILS.

Continuando a dizer que, “No momento em que foi escrito, os Títulos de Gato indexados exibem agora spreads que são significativamente mais largos em comparação com as transações de indemnização. Embora, em última análise, o spread seja um reflexo de um preço de mercado que em si mesmo é uma função da oferta e da procura, há um par de possíveis razões pelas quais os index-linkers têm spreads mais elevados”.

Estas incluem os níveis de risco das obrigações de gatos em questão, com as obrigações que desencadeiam perdas na indústria a terem frequentemente perdas esperadas mais elevadas, bem como os tipos de riscos cobertos, com os negócios de índices a serem em grande parte centrados nos EUA, mais o facto de as obrigações de gatos que desencadeiam perdas na indústria estarem mais tipicamente a proporcionar retrocessão do que o resseguro primário.

A atual disperção diferente dá a Twelve Capital confiança em segurar mais desses índices ou gatilhos de perdas da indústria por catástrofe.

O gestor do ILS disse que este deslocamento entre os spreads das transações de obrigações de gatos indexados e de indemnização faz com que haja uma oportunidade de se sobrepor ao lado do índice e das perdas da indústria do mercado de obrigações de gatos, para gerar melhores retornos de carteira.

“Na maioria dos casos, estas transações têm menos risco de modelização e são mais transparentes durante e após um evento, o que também se traduz numa melhor liquidez do mercado secundário”, explicou ainda o Twelve Capital.

Mas advertiu que, “É claro que um tal posicionamento requer a vontade do investidor de aceitar o facto de que as transações indexadas tendem a ter uma correlação mais elevada, em particular durante eventos graves de cauda”.

Fonte: Artemis

Publicado em: ,