Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

6 de janeiro de 2023

Os prémios das obrigações catastróficas aumentam 85%, o maior aumento desde o Katrina

Compartilhe

Com a propagação das obrigações catastróficas a aumentar juntamente com o resseguro tradicional e a retrocessão, o mercado está agora a experimentar a sua maior redefinição de preços desde o furacão Katrina em 2005, de acordo com Plenum Investments.

Ao mesmo tempo, a capacidade continua a ser mais limitada, o que provavelmente está a ajudar a impulsionar esses spreads e a garantir que os novos níveis mais elevados vão ser pegajosos por mais tempo, ao que parece.

O gestor de activos de obrigações Plenum Investments observou que o mercado primário tem estado de facto bastante ocupado nas últimas semanas, apesar da incerteza que o furacão Ian trouxe aos investidores.

Essa incerteza está a diminuir até à semana, especialmente porque algumas estimativas de perdas estão a revelar-se demasiado grandes e, como resultado, o mercado de obrigações de gatos está a recuperar algumas das perdas marcadas no mercado que sofreu.

Mas a emissão primária foi bastante forte, com o número de novos títulos de gatos a serem comercializados a ultrapassar, de facto, há um ano atrás, até Novembro.

Mas, apesar do gasoduto parecer ocupado, o volume real de emissão em dólares-terms diminuiu cerca de 30% numa base anual, explicou Plenum, dizendo: “A razão é que a capacidade disponível no mercado de obrigações de gatos é apertada neste momento, o que leva os corretores a emitirem títulos de menor dimensão do que teriam emitido de outra forma”.

Embora o volume emitido e o tamanho das obrigações de gatos novos possam estar em baixa, os spreads são significativamente mais elevados.

Prompting Plenum para afirmar que, “Os spreads oferecidos nas novas emissões são significativamente mais elevados do que os das transacções equivalentes emitidas em anos anteriores.

“Até agora, observámos um aumento espantoso do prémio de 85%, em média. Tais aumentos de prémios não têm sido observados no mercado de obrigações de gato desde o furacão Katrina em 2005”.

Isto é significativo, pois significa que o mercado de obrigações de gatos está em grande parte a apagar o período de abrandamento dos preços dos últimos mais de uma década.

A questão agora é saber se os novos níveis de preços podem permanecer pegajosos até certo ponto, ou pelo menos que a indústria pode instalar uma nova linha de base para os spreads e manter os seus preços em ordem?

Fonte: Artemis

Publicado em: