Temporais e frente fria; veja a previsão do tempo para hoje
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar nesta sexta-feira (23), mas ainda atua e provoca muita chuva e temporais, com altos acumulados em todo o Matopiba, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. De acordo com a previsão do tempo para hoje, situação similar é esperado para outras três áreas do país: norte de Goiás, Distrito Federal e norte e leste de Mato Grosso.
No caso do Matopiba, a equipe da Climatempo ressalta que a região agrícola terá, ainda, o reforço de um cavado meteorológico em altitude. Para o norte do Nordeste, o Pará e o Amapá, a empresa de meteorologia avisa que a sexta-feira será marcada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, a umidade que vem do mar intensifica ainda mais as instabilidades nessas áreas e, consequentemente, haverá bastante volume de água.
Entre o Ceará e Pernambuco a previsão do tempo para hoje indica para a presença da borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN). Ainda no Nordeste, há o destaque para a frente fria que se formou e estará semi-estacionária no sul baiano, organizando a ZCAS e ajudando na chuva extremamente volumosa sobre o sul e sudeste da Bahia.
Mais temporais pelo Brasil
Acumulados de mais de 100 milímetros e temporais são aguardados para os seguintes pontos do país:
Divisa de Minas Gerais com a Bahia;
Do oeste ao litoral baiano, como no centro e sul da Bahia;
Tocantins;
Norte do Espírito Santo;
Sudeste, leste e norte do Pará;
Norte e leste do Amapá;
Maranhão;
Piauí (incluindo a capital Teresina);
Sul do Ceará e oeste de Pernambuco;
Norte de Goiás;
Norte de Mato Grosso;
Nordeste do Distrito Federal.
Por outro lado, a chuva diminui e se torna mais isolada em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro e parte do sudeste de Minas Gerais, no sul Goiás e no sul de Mato Grosso. Chuvas passageiras também sobre boa parte de Roraima e do Acre, no noroeste de Rondônia e no sudoeste do Amazonas, além do extremo norte de Mato Grosso do Sul.
“Mas atenção para as pancadas fortes de chuva e com raios no decorrer desta sexta sobre grande parte do Amazonas, sul de Roraima, oeste do Pará e do Amapá, no centro, sudoeste e sudeste de Mato Grosso, no centro de Goiás, no norte do Ceará, oeste de Sergipe e de Alagoas, no sul de Minas Gerais, no Médio Paraíba (RJ) e nas regiões paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, além do oeste do Rio Grande do Sul”, avisa Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.
Calor no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, as temperaturas sobem devido aos ventos quentes vindo do quadrante norte. Dessa forma, faz bastante calor em todo o estado, onde o ar seco predomina. Ao final da tarde, instabilidades, associadas às circulações dos ventos nos médios e altos níveis da atmosfera, favorecem pancadas de chuvas isoladas, que pode ser pontualmente forte e com chances de temporais passageiros — e com risco de queda de granizo — apenas na Fronteira Oeste (região de Uruguaiana).
Não chove nas demais áreas gaúchas. A previsão do tempo para hoje indica umidade abaixo dos 30% na maioria do estado: do norte à Campanha, no centro, nas Missões e em parte da Fronteira Oeste. No centro-sul, sul, litoral, leste e nordeste gaúcho, além da Grande Porto Alegre, o vento será constante ao longo desta sexta-feira, variando de 40 a 60 quilômetros por hora.
Tempo aberto x chuva, granizo e geada
Tempo aberto em grande parte de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do extremo noroeste de São Paulo. A chuva, entretanto, aumenta na Fronteira Oeste gaúcha no final do dia. Ainda chove, mas agora de forma fraca, sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Há ainda a possibilidade, segundo a previsão do tempo para hoje, de geada nos pontos mais altos da Serra Catarinense.
Nesta sexta-feira, a possibilidade maior para granizo é em Goiás, no leste e nordeste de Mato Grosso, no sul do Piauí e, conforme já mencionado, no oeste do Rio Grande do Sul. No interior gaúcho, contudo, o ar seco resulta em níveis de umidade do ar entre 15% e 30%. A mesma condição climática é alertada para a faixa sul-mato-grossense que vai da capital Campo Grande ao oeste do estado.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Variedades