Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

13 de dezembro de 2022

Equipe ZEP Re & Planet Labs usam dados de satélite para cobertura paramétrica da seca

Compartilhe

A resseguradora queniana ZEP-RE está em parceria com a Planet Labs, um provedor de imagens e dados de satélite, para desenvolver índices aprimorados que podem ser usados ​​no processo de acionamento e cálculo de produtos paramétricos de seguro contra a seca na África.

A ZEP-RE planeja usar os produtos do Planet’s Basemaps para aumentar a proteção contra o risco de seca na região do Chifre da África (HOA).

Isso envolverá o uso de imagens de resolução de 3 a 5 metros do PlanetScope para construir dados de séries temporais do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), o que permitirá que a saúde da vegetação de uma área de mais de 600.000 km² da África Oriental seja medida.

Além disso, a resseguradora aproveitará os dados do Planet como uma fonte de agente de cálculo independente, para quantificar as condições e fornecer métricas para medir a seca.

Usando esses dados, a ZEP-RE espera aprimorar ainda mais seu programa de seguro de índice de seca, ao mesmo tempo em que amplia suas capacidades de cálculo de risco.

A ZEP-RE é o agente implementador de um projeto regional de microsseguro financiado pelo Banco Mundial chamado DRIVE, que foi concebido para melhorar o acesso dos pastores a serviços financeiros para mitigação do risco de seca.

A ZEP-RE alavancará os produtos de dados de satélite da Planet para executar no produto de proteção de risco baseado em índice paramétrico para apoiar a continuidade dos negócios para os pastores.

“Estamos entusiasmados em começar a usar os dados de satélite da Planet para o produto Seguro de gado baseado no índice HOA DRIVE. Com a confiabilidade e qualidade dos dados do Planet, podemos normalizar o fluxo com nossos dados existentes e fazer uma transição suave para continuar nosso modelo de negócios no futuro”, explicou Ronald Kasapatu, Diretor de Agricultura e Micro Seguros da ZEP-RE.

“No Planet, estamos entusiasmados por contribuir com dados para apoiar os meios de subsistência dos agricultores pastoris na África com o ZEP-RE. Acreditamos que nossos dados são uma fonte de informação poderosa e exclusiva para o seguro de índice agrícola e que podem agregar valor às comunidades vulneráveis ​​em suas vidas diárias”, acrescentou Kevin Weil, presidente de produtos e negócios da Planet.

O seguro de índice, ou seguro paramétrico, que usa entradas de satélite e sensoriamento remoto pode fornecer um produto muito mais flexível do que um que usa sensores de solo, quando se trata de cobrir grandes regiões e numerosos titulares de micro-apólices.

À medida que as resoluções de dados de detecção de satélite continuam a melhorar, o número e a disponibilidade de satélites que fornecem dados aumentam e o software para traduzir e entender essas entradas se torna mais avançado, esperamos ver esses tipos de programas de seguro de índice de seca lançados de forma mais ampla e também aplicações comerciais, para acordos de transferência de risco maiores, devem ser exploradas.

No entanto, houve um avanço relativamente lento nessa área do espaço paramétrico de transferência de risco.

Em 2009, escrevemos nossa primeira história sobre o uso de dados de satélite para construir um Índice de Diferença de Vegetação Normalizada (NVDI) para seguro agrícola .

Há pouco mais de uma década, estávamos cobrindo iniciativas para desenvolver produtos de microsseguro de baixo custo baseados em satélite que esperavam alcançar todos os agricultores da África .

Portanto, o conceito do produto está longe de ser novo.

Mas agora, com empresas como a Planet Labs e outras como a ICEYE, tendo produtos de dados de satélite granulares e disponíveis, a capacidade das seguradoras e corretoras de construir índices que podem ser usados ​​em gatilhos paramétricos para transferência de risco é bastante aprimorada.

Esperamos que isto conduza a uma evolução e inovação contínuas nesta categoria de produtos, tanto ao nível do micro como do macrosseguro.

Fonte: Artemis

Publicado em: ,