Custos de resseguro na Flórida podem atingir “ponto de ruptura”, alerta AM Best
Em um relatório sobre o desafiado mercado de seguros imobiliários da Flórida e os esforços legislativos para reformar o setor, a agência de classificação AM Best alertou que os custos de resseguro podem atingir o ponto de ruptura nas renovações de junho de 2023, superando o nível de acessibilidade.
Isto é, a menos que reformas legislativas significativas sejam implementadas na Sessão Especial que será realizada no Senado da Flórida na próxima semana.
Como explicamos ontem, a Sessão Especial terá como foco as duas questões principais de conter a onda de litígios nas reivindicações de seguro de propriedade da Flórida e melhorar a disponibilidade de capital de resseguro para as principais seguradoras da Flórida.
“Iniciativas de políticas públicas precisam considerar como tornar a Flórida atraente para seguradoras e resseguradoras nacionais, para incentivá-las a expandir seu apetite pelos riscos da Flórida”, explicou Sridhar Manyem, diretor de pesquisa e análise do setor da AM Best.
“Sem isso, a falta de concorrência pode continuar a alimentar problemas de acessibilidade para seguradoras primárias com relação a resseguros e consumidores que precisam de cobertura básica para proprietários de residências”.
A AM Best disse que as seguradoras especializadas em propriedades da Flórida passaram a depender do resseguro, mas agora protegê-lo pode não ser tão fácil para elas.
Os resseguros estão diminuindo seu apetite por exposições a catástrofes imobiliárias no estado, e isso pode continuar a reduzir a capacidade do mercado imobiliário da Flórida.
Também poderia levar a aumentos significativos nos preços de resseguro para aqueles que operam na Flórida, potencialmente fazendo com que a cobertura de resseguro atingisse os limites de acessibilidade.
“O resultado da sessão legislativa especial pode afetar as estratégias de alocação de capital das resseguradoras que precisam decidir onde investir seus dólares no próximo ano”, disse David Blades, diretor associado de pesquisa e análise do setor. “Embora as reivindicações decorrentes do furacão Ian neste momento sejam mais baixas do que as do furacão Irma de 2017, o aumento dos custos de resseguro pode atingir um ponto de ruptura para muitas seguradoras primárias em junho de 2023, quando os programas de resseguro para catástrofes imobiliárias na Flórida estão programados para renovação.”
Resumindo, a AM Best disse que, na ausência de mudanças significativas, “para reduzir os custos do sistema e gerenciar melhor o impacto das catástrofes”, as seguradoras da Flórida podem ter dificuldade para sobreviver.
Tornando crítica uma reforma significativa como resultado da Sessão Especial da próxima semana, sem a qual o setor de seguros da Flórida e os segurados enfrentarão outro período difícil durante a temporada de tempestades de 2023.
A agência de classificação disse: “A AM Best vê as soluções de longo prazo como a única maneira de atrair grandes players nacionais, bem como novos capitais, de volta ao mercado a sério; no entanto, é improvável que as transportadoras tomem tal medida até que as reformas necessárias sejam implementadas e, uma vez que as taxas vigentes sejam suficientes para cobrir os riscos que devem suportar”.
Fonte: Artemis
Publicado em: Internacional, Variedades