Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

6 de dezembro de 2022

Redução do apetite por resseguros para aumentar os desafios da Flórida

Compartilhe

O mercado de seguros imobiliários da Flórida pode enfrentar um ano ainda mais desafiador em 2023, já que o capital de resseguros perde o apetite pelo estado e o capital de seguros privados mostra agora interesse em se mudar atualmente.

Disponibilidade e acessibilidade do seguro são, obviamente, as principais questões aqui, pois o custo da cobertura já havia disparado e o apetite do mercado privado para subscrever mais riscos já estava diminuindo, mesmo antes da chegada do furacão Ian.

“Ian não é considerado “o grande”, pois a tempestade representa aproximadamente uma tempestade em 20 a 25 anos. No entanto, isso pode levar a mais saídas do mercado por parte das seguradoras de imóveis da Flórida, já que muitas operadoras privadas enfrentam preocupações de capital, juntamente com disponibilidade reduzida e custos acentuadamente mais altos de resseguro”, explicou a Fitch Ratings.

Mas, até agora, as perdas relatadas ainda estão bem aquém das estimativas de perdas da indústria para o furacão Ian e abaixo do nível em que as principais resseguradoras tendem a relatar perdas significativas de um evento.

A Fitch disse: “As perdas agregadas atuais da indústria aparecem significativamente abaixo desse nível, sugerindo menor probabilidade de desenvolvimento de perdas de resseguradoras em relação à experiência de eventos recentes. Ainda assim, levará tempo para quantificar totalmente os custos econômicos e de seguro finais”.

Apesar disso, os custos de resseguro mais altos e a menor disponibilidade estão atualmente previstos para as seguradoras da Flórida, mesmo faltando mais de seis meses para a próxima grande temporada de renovação de resseguro na Flórida.

Ao mesmo tempo, o Florida Citizens continua a aumentar à medida que o mercado privado abandona as apólices e a seguradora de último recurso consegue mais negócios, uma tendência que provavelmente continuará.

O número de seguradoras privadas pode reduzir ainda mais, devido à “incerteza de preços e possível falta de cobertura de resseguro em 2023”, acredita a Fitch.

“Resseguradoras e investidores em veículos de capital alternativos, incluindo títulos de catástrofe, sidecars e resseguradoras garantidas, sofreram perdas materiais ao longo de vários anos, com as operadoras reconsiderando se devem fornecer capacidade de subscrição futura ao mercado da Flórida”, continuou a agência de classificação.

Acrescentando que, “Perdas combinadas e mudanças adversas na disponibilidade e custo de resseguro contribuíram para insolvências ou saídas do mercado por oito especialistas em proprietários de imóveis na Flórida nos últimos dois anos. Perdas de Ian e condições ainda mais apertadas do mercado de resseguros em 2023 podem levar a novas reduções no número de operadoras.”

Ainda é muito cedo para avaliar a eficácia das reformas legislativas, observa Fitch.

Tudo isso torna a Sessão Especial da legislatura realizada em uma semana na Flórida ainda mais importante.

Agora é fundamental que algum progresso significativo seja feito para reconstruir o resseguro e o apetite do mercado de capitais para assumir mais riscos na Flórida.

Sem progresso nesta Sessão Especial, o mercado de seguros da Flórida enfrenta uma ameaça existencial, já que nas renovações do próximo ano o setor pode descobrir que o apetite por resseguro diminuiu tanto que garantir a cobertura que as operadoras precisam, a um custo que podem pagar, pode ser impossível.

Acrescente o fato de que a principal agência de classificação para seguradoras especializadas em propriedade da Flórida, Demotech, tem apetite limitado para avaliar novas empresas lá , e a perspectiva é bastante sombria, a menos que uma reforma significativa para conter litígios e trazer de volta a confiança seja promulgada muito em breve.

O resseguro apoiado pelo Estado parece provável de figurar em qualquer pacote de reforma que sair da Sessão Especial, mas isso precisa ser um tapa-buraco para ajudar o mercado a continuar funcionando e para que o mercado privado reconstrua o apetite por risco na Flórida.

Usar os cofres do estado para resseguro nas próximas renovações, dando tempo para uma reforma realmente significativa para conter litígios e reivindicações fraudulentas entrarem em vigor, pode ser um passo na direção certa para o mercado de seguros de propriedade da Flórida.

Mas o resseguro apoiado pelo estado não deve ser a resposta de longo prazo, já que a Flórida precisa voltar a ser um mercado de risco privado em funcionamento, onde o capital privado pode eliminar o risco a um preço adequado para apoiar os modelos de negócios, enquanto os segurados podem arcar com os custos cobertura vendida.

As perdas do furacão Ian devem “repercutir” nos mercados de seguros e resseguros, gerando “mudanças acentuadas nos preços e termos de subscrição”, observa a Fitch Ratings.

“Os sinais de novos capitais ou resseguradoras adicionais entrando no mercado em 2023 são limitados, as renovações do programa de janeiro de 2023 apresentarão desafios de negociação substanciais”, diz a agência de classificação.

Acrescentando que os aumentos nos preços e a consolidação dos termos “podem induzir mais transportadoras oportunistas ao mercado à medida que 2023 avança”.

Sobre títulos de catástrofe e títulos vinculados a seguros (ILS), a Fitch observa que “pode levar algum tempo para determinar a reação do investidor às perdas nos últimos anos”.

Confirmando que, dados os desafios impostos pelas perdas e capital preso devido ao furacão Ian, “os investidores do ILS têm maior probabilidade de exigir aumentos substanciais de preços para suportar o risco de catástrofe na Flórida daqui para frente”.

O quão funcional o mercado de seguros de propriedade da Flórida será nas renovações de resseguro do próximo ano em junho de 2023 depende realmente dos legisladores agora.

O capital está aí e tem apetite para assumir riscos. Mas não o fará a qualquer custo e nem assumirá incerteza adicional por causa de um sistema jurídico falho em torno de reivindicações de propriedade.

Fonte: Artemis

Publicado em: ,